Casa dos contos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Casa dos Contos

O prédio é um dos mais prestigiados e belos monumentos do barroco mineiro que se localiza em Ouro Preto, MG. Originalmente, de 1782 e 1784 que na época foi construído para residência e casa dos contratos do arrematante da Arrecadação Tributaria das Entradas e Dízimos, João Rodrigues de Macedo, uma das maiores fortunas da Colônia no século XVIII, e certamente, eminência parda daInconfidência. Nessa mesma época, serviu como esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira. Durante a repressão a Inconfidência Mineira, a casa serviu para acomodar tropas do vice-rei, e de prisão para os inconfidentes com elevados títulos sociais.
Em 1792, João Macedo se se encontrava em grande débito com a Real Fazenda, iniciou-se, a transferência, para o casarão, da sede daadministração e contabilidade pública da Capitania de Minas Gerais, a denominada Casa dos Contos. Em 1803, houve o sequestro definitivo do imóvel devido à inadimplência do contrador para com o Erário. Com a transferência da Capital de Minas Gerais para Belo Horizonte, em 1897, o imóvel passou a ser ocupado simultaneamente pelos Correios e Pela Caixa Econômica, nas áreas antes destinadas às repartiçõesfazendárias. Em 1970 a Prefeitura Municipal ocupou o prédio.
Finalmente, em 1973, o Ministério da Fazenda retoma o imóvel, adapta-o e ali inaugura o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro – CECO. Sua completa e efetiva restauração ocorreu em 1983/1984 e durante sua restauração foram encontradas algumas pinturas debaixo de forros e em paredes e algumas estruturas e detalhes arquitetônicos anteriormenteperdidos.

Igreja do Pilar

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, Minas Gerais, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro. A construção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, Matriz do bairro de Ouro Preto, foi iniciativa de duas Irmandades associadas: a do Santíssimo Sacramento e a de Nossa Senhora do Pilar, fundadas nomesmo ano de 1729. Essas Irmandades, de homens brancos, eram ricas, e decidiram construir sua igreja quase ao mesmo tempo em que a outra Matriz, a de Vila Rica da Conceição de Antônio Dias. A construção deve ter sido iniciada por volta de 1731, na base de um risco de autoria não comprovada, mas que o 2º Vereador de Mariana José Joaquim da Silva (Memória cit.) declarou ser do Sargento-mor EngenheiroPedro Gomes Chaves. Sabemos com segurança, que lhe deu o projeto da capela-mor, por documento de 2 de agosto de 1741. A construção da igreja foi iniciada, conservando-se a capela-mor da primeira construção de taipa. Em janeiro de 1731, o Corpo Santo foi transferido para a capela próxima, de Nossa Senhora do Rosário. A obra deve ter-se adiantado bastante, pois em 1733 foi realizada a trasladação doSantíssimo Sacramento, que saiu da Capela do Rosário para a nova igreja.
Seu projeto é atribuído ao engenheiro militar Pedro Gomes Chaves Xavier a partir de traçado poligonal de 1736 atribuído a Antônio Francisco Pombal. A disposição da construção é em cruz latina, concepção de linhas retas que não pode ser remetida ao barroco. Entre 1828 e 1848, o frontispício foi reconstruído em pedra. Uma daspeculiaridades deste templo é a transposição da porta de entrada, um recurso utilizado para causar "uma sensação de surpresa e encanto".Seu interior é ornamentado com o trabalho de carpintaria feito por Antônio da Silva e Antonio Francisco Pombal, irmão do pai de Aleijadinho. A talha da capela-mor, considerada a obra-prima do gênero no período,  foi realizada por Francisco Xavier de Brito eexecutada de 1746 a 1751, ou seja, até a sua morte.  O trabalho inclui a Virgem do Pilar entronizada em local tradicionalmente reservado ao Santíssimo Sacramento e a coroação é rodeada por vários anjos e querubins de diferentes tamanhos. As colunas salomônicas e as pilastras chamadas de quartelões foram adotadas como elementos de suporte, mas também exaltam a força e a virilidade. O arco-cruzeiro...
tracking img