Casa do pao de quewijo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar a Casa do Pão de queijo e seu processo de franchising, de forma a identificar se é viável ou não abrir uma franquia no bairro Recreio dos Bandeirantes.
Assim, utilizando-se da analise externa e interna buscaremos informações sobre os produtos e serviços que a casa do pão de queijo oferece seus clientes, concorrentes, fornecedores eprincipalmente, sobre os pontos fortes e fracos para chegarmos a conclusão.

História da Casa do Pão de Queijo

Em 1967 o Engenheiro e fundador da Casa do Pão de Queijo, Mário Carneiro, inaugurava a primeira loja da Casa do Pão de Queijo em São Paulo, no centro da cidade, sem saber que, ao trazer para os paulistanos o hábito do Pão de Queijo, estaria dando o pontapé inicial num projeto que setornaria uma das maiores redes de alimentação do país.
Até então, o Pão de Queijo não era algo que fazia parte dos hábitos alimentares do Paulistano, porém a famosa e exclusiva receita de Dona Arthêmia, mãe de Mário Carneiro e personagem de nossa logomarca, mudaria isso para sempre.
O produto, que é típico de Minas Gerais, fez um sucesso tão grande na capital paulista, que a recém-inaugurada lojachegou a vender em um só dia 42.000 unidades.
Estava marcado o início de uma deliciosa história de sucesso e mais, de um novo hábito que virou mania nacional, o de se saborear os deliciosos pães de queijo de Dona Arthêmia.
Treze anos depois, a Casa do Pão de Queijo já possuía 13 lojas próprias, sempre bem localizadas, e prontas para atender os consumidores que vinham de todos os lugares saborearos famosos pães de queijo. Com uma média de uma nova loja a cada ano, o negócio que até então havia se mantido como uma empresa familiar, e operado por funcionários dedicados, figurava entre os mais prósperos comércios do ramo de alimentação da época, e começava aí, a se desenhar o projeto de franquia da Casa do Pão de Queijo, devido à qualidade de seus produtos que eram considerados os melhoresdo mercado.
Após muito planejamento, estava pronto o projeto de franquia e de expansão da Casa do Pão de Queijo. Lojas bem localizadas, com uma operação funcional e competente, agregados a um produto de excelente qualidade e com um preço acessível proporcionaram o imediato sucesso da empreitada e de todos os envolvidos na mesma.
Hoje, 24 anos após a abertura da primeira franquia, a Casa do Pãode Queijo figura como líder absoluta em seu segmento, tornando-se sinônimo de qualidade, higiene e agilidade em seus serviços em suas mais de 450 lojas distribuídas por todo o território nacional, fruto de uma deliciosa história de sucesso, empenho, muito trabalho e principalmente, dedicação ao consumidor. É a pioneira na comercialização de pão de queijo e responsável pelo hábito que virou manianacional: comer pão de queijo.
Hoje são atendidas em suas lojas mais de 150 mil pessoas por dia. De acordo com pesquisa realizada pela própria rede com os clientes atuais no ano de 2000, o público que freqüenta a franquia são homens e mulheres em geral das classes A e B, com idade superior a 25 anos. Outro dado levantado pela pesquisa foi que cerca de 66% dos pesquisados freqüentam as lojas da Casado Pão de Queijo de uma a quatro vezes por semana. Os pontos-de-venda da rede, localizados nos Estados, normalmente são situados em shoppings, hipermercados, galerias, avenidas e ruas, e presentes em redes conhecidas de postos como Texaco, Ipiranga, BR e Esso, em hospitais e redes de lojas como Americanas, Saraiva, Siciliano.
Com o passar dos anos, a linha de produtos cresceu, assim como ademanda dos consumidores por mais lojas. Esse sucesso fez com que a empresa, em 1987 virasse Franqueadora e não parasse mais de crescer.
É da nossa fábrica que saem os produtos que abastecem uma rede de mais de 450 lojas. Sinônimo de qualidade, higiene e agilidade em seus serviços, a Casa do Pão de Queijo figura como líder absoluta em seu segmento.
Hoje a rede conta com mais de 450 lojas e 400...
tracking img