Casa de mario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CULTURA

É muito comum ouvirmos e dizermos frases do tipo: "chorar é próprio da natureza humana" e "homem não chora". Ou então: "é da natureza humana ter medo do desconhecido" e "ela é corajosa, não tem medo de nada". Também é comum a frase: "as mulheres são naturalmente frágeis e sensíveis, porque nasceram para a maternidade", bem como esta outra: "fulana é urna desnaturada, pois nãotem o menor amor aos filhos".
Com freqüência ouvimos dizer: "os homens são fortes e racionais, feitos para o comando e para a vida pública", donde, como conseqüência, esta outra frase: "fulana nem parece mulher. Veja corno se veste! Veja o emprego que arranjou!". Não é raro escutarmos que os negros são indolentes por natureza, os pobres são naturalmente violentos, os judeus sãonaturalmente avarentos, os árabes são naturalmente comerciantes espertos, os franceses são naturalmente interessados em sexo e os ingleses são, por natureza, fleumáticos.
Frases como essas, e muitas outras, pressupõem, por um lado, que acreditamos na existência de uma natureza humana que é a mesma em todos os tempos e lugares e, por outro, que cremos na existência de uma diferença de natureza oude diferenças naturais entre homens e mulheres, pobres e ricos, negros, índios, judeus, árabes, franceses ou ingleses. Haveria, assim, uma natureza humana universal e uma natureza humana diferenciada por espécies, à maneira da diferença entre as várias espécies de plantas ou de animais.
Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessariamente(ou seja, não pode deixar de existir nem pode ser diferente do que é) e universalmente (ou seja, em todos os tempos e lugares) porque ela é efeito de uma causa necessária e universal. Essa causa é a natureza. Significa dizer, portanto, que tal coisa, por ser natural, não depende da ação e intenção dos seres humanos, e sim das operações necessárias e universais realizadas pela natureza. Assim como éda natureza dos corpos serem governados por uma lei natural, também seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem; e, por isso, haveria uma natureza humana. O que aconteceria com as frases que mencionamos há pouco se mostrássemos que algumas delas são contraditórias e que outras não correspondem aos fatos da realidade?
Assim, por exemplo, dizer que "é natural chorar na tristeza"entra em contradição com a idéia de que "homem não chora", pois, se isso fosse verdade, o homem teria de ser considerado um ser que escapa das leis da natureza, já que chorar é considerado natural.
O mesmo se passa com as frases sobre o medo e a coragem: nelas é dito que o medo é natural, mas que uma certa pessoa é admirável porque não tem medo. Aqui, além da contradição, ainda parecemoster admiração por quem, misteriosamente, escapa da lei da natureza, isto é, do medo.
Em certas sociedades tribais, o sistema de alianças entre as tribos, que determina as relações de parentesco que organizam e conservam a comunidade, exige que a criança, ao nascer, seja levada à irmã do pai, que deverá responsabilizar-se pela vida e educação da criança. Em outras, o sistema de parentescoexige que a criança seja entregue à irmã da mãe. Nos dois casos, a relação principal da criança é estabelecida com a tia, e não com a mãe biológica. Se assim é, como fica a afirmação de que as mulheres amam naturalmente os seus filhos e que é desnaturada a mulher que não demonstra esse amor ficando com os filhos e cuidando deles?

DESMISTIFICANDO CONCEITOS

Em certas sociedades,considera-se que a mulher é impura para lidar com a terra e com os alimentos. Por esse motivo, o cultivo da terra, o preparo dos alimentos e os cuidados com a casa são da responsabilidade dos homens, cabendo às mulheres a guerra e o comando da comunidade. Se assim é, como fica a frase que afirma que o homem foi feito por natureza para o que exige força e coragem, para o comando e a guerra, enquanto a...
tracking img