CASA DE FERREIRO, ESPETO DE madeira? O USO DO CARVÃO VEGETAL NA PRODUÇÃO DE AÇO INOX: O CASO DA APERAM SOUTH AMERICA

2723 palavras 11 páginas
ANACLETO FABIANO EVARISTO FERREIRA

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU? O USO DO CARVÃO VEGETAL NA PRODUÇÃO DE AÇO INOX: O CASO DA APERAM SOUTH AMERICA

Proposta de trabalho apresentada à disciplina Estratégias de Produção do Curso de Administração da Universidade Federal do Paraná.

Prof. Cícero Fernandes Marques

CURITIBA
2013
RESUMO

A Aperam South America surgiu em 1944 como Aços Especiais Itabira – Acesita, depois ArcelorMittal Inox Brasil. Sua implantação foi iniciativa de alguns investidores estrangeiros, que vislumbravam a oportunidade de lucrar com a produção de aço no Brasil, dadas as dificuldades de importar o material por causa da Segunda Guerra Mundial. Uma planta próxima das jazidas de minério de ferro, com água e outros insumos à disposição foi crucial para a escolha do município de Antônio Dias como sede da empresa.
A usina passou por várias fases distintas, nascendo privada, tornando-se estatal depois de fracassar no domínio da tecnologia de produção de aço, chegando a uma nova privatização, quando assumiu um momento crítico de reestruturação. Nos anos 90, foi feito um processo de integração dos processos produtivos, com a adaptação de seu maior alto-forno para o uso de coque (carvão mineral) em vez de carvão vegetal. Atualmente, a empresa estuda voltar a usar o carvão vegetal em sua produção.
Este trabalho visa desenvolver uma proposta de estratégia de produção para a usina, levando em conta as grandes reservas de eucalipto disponíveis, que será apresentada em três partes.
Introdutoriamente será feito uma breve descrição do produto aço inoxidável, suas aplicações e seus processos de produção.
No primeiro momento, será vista a história dessa organização, sua estratégia inicial e as motivações de sua implantação, assim como o dilema da escolha do parceiro que disponibilizaria a tecnologia de produção, não dominada pelos investidores.
Depois será analisado o contexto

Relacionados