Carárater Ondulatório da Luz

480 palavras 2 páginas
CARATER ONDULATORIO DA LUZ
A luz, tal como o som, também se propaga por meio de ondas, embora as ondas luminosas tenham características diferentes das ondas sonoras. A luz que nos ilumina é uma onda elétrica, semelhante a uma onda de rádio ou televisão. A diferença está apenas no comprimento de onda que é muito menor nas ondas de luz. Quando a luz se difrata, ela está apresentando um comportamento característico de onda. A difração é um fenômeno típico das ondas em geral (ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas).

Quais são as partículas capazes de emitir a onda da luz? São os elétrons que estão vibrando em alta frequência. Elétrons são cargas, e, como sabemos, cargas vibrantes emitem ondas. Para detectarmos o caráter ondulatório da luz, proveniente da excitação dos elétrons, há vários fenômenos. Dentre eles, temos o fenômeno da difração e o fenômeno da interferência, os quais não seriam explicáveis se levássemos em conta somente o caráter corpuscular da luz.
A figura abaixo é uma experiência visível da propagação da luz de forma ondulatória, e expressa a experiência de Young ou da Dupla Fenda.

DIFRAÇÃO
Difração é um fenômeno que permite que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar.
O fenômeno pode ser definido como o encurvamento sofrido pelos raios de onda quando esta encontra obstáculos à propagação.
A difração é explicada pelo Princípio de Huygens, que afirma que quando os pontos de uma abertura ou de um obstáculo são atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundárias que mudam a direção de propagação da onda principal, atravessando a abertura e contornando o obstáculo.
A situação mostrada na figura 5, em que uma onda se propaga em um meio até onde encontra uma fenda posta em uma barreira, é a representação do fenômeno da difração

CONCLUSÃO
Entender o caráter ondulatório da luz, é entender alguns fenômenos que

Relacionados