Carvoaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Na década em que mundo se encontra com um avanço tecnológico elevado, com sistemas de certificações de qualidade e legislações rigorosas, ainda existem empresas com a produção artesanal como ocorrem em algumas carvoarias no Brasil.
Uma atividade com regime de trabalho em grupo ou familiar, onde em alguns exemplos ocorrem presença de mulheres e crianças na área da carvoariarealizando os mesmos trabalhos dos homens, apenas se restringindo a etapas de transporte de carga, com essa forma precária de trabalho as pessoas envolvidas estariam sendo expostas a situações de elevado grau de risco, quase um sistema de escravidão, sendo sobrecarregadas de trabalhos, que os tornam vulneráveis a acidentes, doenças, contaminações, por falta de proteção individual, precáriainfraestruturas de alojamento sem um mínimo de higiene e saneamento básico. Esses fatores mostram que não possuem uma consciência social e trabalhista, o mesmo ocorrerá com meio ambiente, pois utilizam lenha de florestas nativas na produção de carvão impactando seriamente o meio ambiente.
A partir do contexto a cima será feito um estudo para análise do processo de produção de carvão para conseguirdetectar quais as influências que o processo causa aos trabalhadores do setor em função dos agentes de riscos, de acidentes e das doenças ocupacionais que os trabalhadores podem vir a sofrer pelo contato direto com o processo de produção do carvão e o impacto desse ramo para o meio ambiente local e para as pessoas vivem ao redor da carvoaria.











2. PROCESSO DE PRODUÇÃODE UMA CARVOARIA

O processo de produção de carvão vegetal compreende diferentes etapas para que ocorra uma cadeia de produção iniciando-se na obtenção da matéria prima proveniente de madeira de reflorestamento ou floresta nativa, que irar ser retirada e transportada para as instalações da carvoaria, armazenando toda essa lenha para posteriormente utiliza-la como principal elemento para aprodução. Com um processo continuo os trabalhadores precisam realizar o preparo do forno sempre que começar um novo processo, dessa forma eles terão que fazer a limpeza do forno e enchimento do mesmo com as lenhas extraídas e armazenadas na carvoaria, para que em seguida ocorra a etapa de maior importância que é a carbonização que é nada mais que a queima da lenha para torna-la carvão vegetal, queao fim dessa etapa, o carvão vegetal é ensacado e transportado para o local adequado. ( figura 1)



















Figura 1 – Fluxograma da produção do carvão vegetal.
De todo o processo possuem três etapas que precisa de um olhar diferenciado e um estudo mais aprofundado, que são: Preparo e Abastecimento, Carbonizaçãoe Retirada do carvão.

3.1 Preparo e Abastecimento.

Esse processo começa no momento em que o trabalhador inicia a limpeza do forno, que é realizada com auxilio de pá, rastelo, enxada para retirar o resto do carvão que ficou do processo anterior, para que posteriormente possa jogar folhas no forno para que não ocorra perda de calor na etapa carbonização. Ao finalizar essa parte dopreparo, o funcionário precisa fazer segunda parte que é o abastecimento do forno, onde ele irá buscar as lenhas e trazê-las até preencher toda área da entrada do forno, em seguida o trabalhador sobe no monte de lenha e transporta pela segunda vez toda a madeira para dentro do forno, seguindo as exigências em relação como distribuir o mesmo no interior, para que se mantenha a qualidade do carvãovegetal. Com o abastecimento correto o trabalhador coloca fogo no forno e sela o mesmo com tijolo e uma mistura de água e terra vermelha.

3.2 Carbonização

É a etapa em que envolve o processo principal, que é a combustão da madeira. Essa queima dura em volta de três dias e é acompanhado por funcionários que a cada hora libera ou fecha os orifícios de entra de oxigênio do forno para...
tracking img