Carvao mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carvão Mineral
Introdução

Fatores determinantes como a energia podem de alguma forma produzir ou realizar trabalho. Dentre os elementos mais importantes para esta formação estão o carvão, o petróleo, a água, o vento e o átomo. De todos esses o mais prejudicial à natureza, é o carvão mineral. Apesar de haver algumas preocupações com a natureza, o uso desta fonte de energia parece longe de sersubstituída por uma alternativa menos poluente.
O carvão mineral, que possui cor preta, é um combustível de origem fóssil (formado a partir da fossilização de  materiais orgânicos, principalmente madeira). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. Atualmente, a principal aplicação do carvão mineral no mundo é a geração de energia elétricapor meio de usinas termelétricas. Em segundo lugar vem à aplicação industrial para a geração de calor (energia térmica) necessário aos processos de produção, tais como secagem de produtos, cerâmicas e fabricação de vidros.

Características Principais

O carvão mineral, também chamado de carvão de pedra, é uma rocha sedimentar orgânica, formada pela decomposição de restos de vegetais, comenriquecimento em carbono, endurecida por um processo muito lentos sendo necessários milhares de anos para sua formação. Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. Sua origem na Terra está ligada a decomposição de grandes florestas que existiram em certas partes do globo terrestre e que foram soterradas durante o período carbonífero da eraPrimária.

Processo de Formação

O processo de formação do carvão aconteceu milhares de anos a partir de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes. Todos esses fragmentos vegetais, após terem morrido, foram depositados e soterrados por sedimentos. Por meio de uma grande pressão e temperaturas extremamente elevadas foram gradativamente se transformando em minério de carvão, isso há 300milhões de anos.
As etapas de formação do minério ocorreram primeiramente com a constituição da turfa, depois do linhito, o carvão betuminoso e o antracito.
* Turfa - Os depósitos carboníferos se formaram de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram.
A elevação do nível das águas do mar ou o rebaixamento da terra provocaram o afundamento dessas camadas sob sedimentosmarinhos, cujo peso comprimiu a turfa, transformando-a, sob elevadas temperaturas, em carvão. Apenas o carvão de cor marrom (linhitos) têm origem estritamente a partir de plantas. Os carvões classificam-se ou ordenam-se de acordo com o seu conteúdo de carbono fixo, cuja proporção aumenta à medida que o minério se forma. Em ordem ascendente, os principais tipos são:
* Linhito - desgastam-serapidamente, pode incendiar-se espontaneamente e tem baixo valor calorífico, é usado sobretudo na Alemanha e na Austrália.
* Sub-betuminoso - é utilizado principalmente em estações geradoras.
* Betuminoso - é o tipo mais comum e que, transformado frequentemente em coque tem amplo emprego industrial;
* Antracito - um carvão lustroso, de combustão lenta, excelente para uso doméstico.

- dotipo turfa ........................... com aprox. 60% de carbono.
- do tipo linhito ......................... com aprox. 70% de carbono.
- do tipo hulha ......................... com aprox. 80 a 85% de carbono.
- do tipo antracito .................... com aprox. 90% de carbono.

Em todo o globo existem aproximadamente 8 trilhões de toneladas de carvão com viabilidade de exploração. O carvão foie ainda continua sendo uma das principais fontes de energia, superado somente pelo petróleo. Pelo menos 23,3% da energia consumida é oriunda do carvão mineral.

Minerais Associados

O carbono é o principal elemento presente no carvão mineral, embora sejam encontradas em sua composição outras substâncias, como o enxofre, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio associados a outros elementos...
tracking img