Carvão vegetal e mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Carvão Vegetal e Carvão Mineral
Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha.
Considerado um fitoterápico, o carvão vegetal para uso medicinal (carvão ativado) provém de certas madeiras moles e não resinosas (extraído de partes lenhosas, cascas eserragens), obtidos por combustão incompleta, o que lhe confere a capacidade adsorvente.
Estudos químicos utilizando carvão ativado detectaram uma redução significativa na produção de gases intestinais nos pacientes tratados, eliminando os desconfortos abdominais. É ainda um notável condutor de oxigênio, sendo um extraordinário eliminador de toxinas.
Desde a antiguidade já se conhece ouso do carvão vegetal. No antigo Egito era utilizado na purificação de óleos e para aplicações medicinais. Na segunda guerra mundial foi utilizado para remoção de gases tóxicos devido a sua capacidade adsorvente sendo um material extremamente poroso. E entre os índios brasileiros também há registro de uso, misturado às gorduras animais no tratamento de tumores e úlceras malignas
O carvãomineral é um combustível fóssil natural extraído do solo por processos de mineração. É um mineral de cor preta ou marrom prontamente combustível. É composto primeiramente por átomos de carbono e magnésio sob a forma de betumes. Dos diversos combustíveis produzidos e conservados pela natureza sob a forma fossilizada, acredita-se ser o carvão mineral o mais abundante.Consequências do uso do carvão
Quando o carvão mineral é queimado para ser transformado em energia, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global. Na década de 1950, a poluição atmosférica devido ao uso do carvão causou elevado número de mortes e deixou milhares de doentes em Londres, durante "o grande nevoeiro de 1952".
Diferença Entre Elas
Carvãovegetal é obtido, queimando-se madeira na presença de pouquíssimo oxigênio e obtém-se Carvão Vegetal.
Carvão vegetal provém da queima da madeira, enquanto que o mineral é um tipo de pedra que, ao longo de milhões de anos se formou através de altas pressões no interior da Terra.
Carvão Mineral demorou milhões de anos para ser formado e é obtido diretamente da natureza, pode ser dotipo turfa, linhito, hulha e antracito.
Tanto um como o outro tem origem biológica, ou seja: madeira.
A diferença entre os dois é que o carvão vegetal é madeira recente. Já o carvão mineral foi produzido há milhões de anos, geralmente no Carbonífero (há mais de 200 milhões de anos) e passou por uma série de processos geológicos que "converteram" sua estrutura biológica em uma estruturainorgânica - princípio semelhante aos fósseis.

O resultado disso é uma rocha riquíssima em carbono que pode ser queimada e atinge altas temperaturas (por isso sua importância na indústria).

DE QUE SÃO FORMADOS
CARVAO MINERAL
O carvão mineral é formado pela decomposição incompleta de vegetais e fósseis, segundo a ciência, a milhares de anos, em condições de grande variação de temperaturaumidade e outras variações da natureza, os cientistas explicam mas não conseguem reproduzir essa transformação para provar a veracidade do fato.
O carvão mineral que é retirado das minas para produzir principalmente enérgia elétrica são formados pela decomposição de animais e vegetais de milhares de anos atrás se transformando em carvão mineral por isso que ele é retirado de debaixo da terra.nos oceanos a decomposição dos seres vivos ao longo de milhares de anos forma o petróleo.
ambos são chamados combustíveis fósseis porque são compostos de animais e vegetais fossilizados a milhares de anos
CARVAO VEGETAL
O carvão é uma substância de coloração negra e de firme consistência, amplamente utilizada como combustível. É formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e...
tracking img