cartucho de vella benta

372 palavras 2 páginas
Escola Estadual Des. Sadoc Pereira
Prof.ª: Helaine Turma :B
Aluno: Gabriel da Silva Nascimento

TEMA:

O CATUCHO DE VELLA BENTA

No sitio de Bento Rosa uma vez apareceu um saci que começou a fazer desordem era uma bagunça só toda tarde.
O danado dava nó nas cordas, fazia tranças nas crinas dos cavalos, jogava areia na panela de feijão, jogava pedra no telhado, fazia azedar o leite no latão. A cachorrada ficava louca atrás dele dando pega pra tudo que e lado! E foi benzedeira, foi reza das comadres foi padre e nada do neguinho ir em bora da roça do bento. Quando foi um dia mais tarde, depois de comer o folgado da festa de santa cruz, Zezinho pereira resolve ir visitar seu amigo bento rosa. Ê Bento rosa o contou tudinho do ocorrido
―Zezinho, eu não aguento mais a bagunça que o saci tá fazendo aqui em casa! Zezinho então disse:
―Pois eu conheço uma forma de você espantar de vez esse saci aqui você tem vela benta? Tenho uma que foi benzida em aparecida do norte, na romaria dos cavaleiros do ano passado! O Zezinho era caçador dos véio. Conhecia muita coisa e explicou pro Bento sobre a vela. Pois o bento! Decidiu acabar com o danado do saci naquele dia!
―Bento, vamos fazer uma carga de cera de vela benta no lugar do chumbo e dai você atira no saci que ele nunca mais vem perturbar pressas bandas!
E o bento tratou de se amoitar na beira da estrada.
Òie! E num foi que deu certo mesmo!
Quase no escurecer ele pegou a cartucheira e ficou de tocaia na encruzilhada, esperando o saci passar. Teve a paciência de jó, pois parecia que o saci num ai aparecer naquele dia! Tava um silêncio. Só se escutava os grilos e a coruja no mato. De repente veio um assobio ardido do meio do capinzal e uma ventania danada. A cachorrada veio louca atrás do saci.
―Agora eu te pego seu fio duma

Relacionados