Cartomancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnografia de Antropologia I
Alunas: Mª Gleiciane, Karinny Nascimento, Cleide Mendes
Tema: Magia ou Cultura: como a Ciência explica?
Objetivos:
- Mostra a relação e influencia da pomba gira no jogo cigano: cartas e leitura em mão; - Compreender a crença que se tem no poder das cartas e o que os leva ate as mesmas;
- Identificar as formas de magia presente nessapostura espiritual ou mesmo religiosa;
- Perceber influencia culturais no modo de representação do mapa astral;
- Concluir acerca das Ciências Sociais como ela nos explicaria tais conjunturas.

Metodologias:
- Analise de campo
- Entrevista
- Pesquisa em bases de leituras teóricas e ou não
- Vivencia do campo

Resumo:
O trabalho etnográfico que irá ser realizado partirá da seguinte metodologiae objetivos escritos acima através de estudos feitos no ‘’mundo’’ cartomante, e os segredos e mistérios que os regem.
O trabalho será um estudo feito com uma cartomante residente em Camocim – CE. Nossa busca é visitar o local para entendermos como funciona esse jogo de cartas que funciona através de baralhos que irá se subdividir em onze tipos diferentes, cada um para um fim distinto que serádescoberto no jogo. Todos, aposto formam o Mapa Astral da pessoa que foi a procura desse tipo de consulta, identificando assim uma grande relação dos meios envolvidos com o horóscopo.
O horóscopo estuda com base nos astros, traçando a personalidade das pessoas ligadas a seu determinado signo e possíveis significados a sua vida de forma geral, por isso é dado individualmente pela data de nascimento,portanto o horóscopo serve para dar orientações, já ás previsões só pode ser feito pelo Mapa astral do individuo, que como mencionado é posto pelo conjunto de onze baralhos que determinaram pelos seus mediadores - os cartomantes, aqueles que dizem terem dom - as possíveis interpretações da sua vida em vários estágios do que se viveu, vive, e viverá. O Mapa Astral, este nunca irá mudar, o que mudasão as possíveis interpretações.
Numa breve visita a cartomante, a de primeiro contato com a pessoa, para a interação se seria possível nossa pesquisa, a mesma começa a nos relata algumas curiosidades e nesta conversa ela nos diz o seguinte ao explica como funciona as cartas: Que ver? Tire ai três cartas! Diga-me agora sua data de nascimento e o mês – Eu disse daí ela se pronunciou novamente –Você e de escorpião, é calma (...) FÁTIMA. Foi por essa sua fala que entendemos a relação da previsão do que pessoas como ela falam, com a importância do horóscopo.
Foi nesta mesma visita que ao observamos a parte de sua casa onde faz o atendimento aqueles onde a procuram (a própria sala da casa) que ficamos curiosas em ver algumas imagens juntas de umbanda á santos da Igreja Católica, imagensestas que a própria ganha de seus “clientes”. Das imagens estava presentes entre elas, a Iemanjá e a Pomba Gira está que tem o seu próprio baralho na formação do Mapa Astral.
A Pomba Gira tem uma relação enorme com este jogo cigano, por ser uma entidade que assisti a estes tipos de trabalhos, é vista como um Exu feminina sendo uma mensageira entre este mundo e o espiritual e por ser mulher umespírito luxuoso. A quem diga que a Pomba Gira pertença à magia negra aquela que vêm da Kimbanda, outros afirma que ela esta presente na magia branca a que vem da Umbanda, e por ultimo uma terceira classificação na magia sendo pertencente a uma magia vermelha que se distingue pelo uso da sexualidade.
A Pomba Gira que em destaque possui as imagens de cartas baralho nas mãos indicando queinfluencia nesta prática a cartomante e na leitura do Mapa Astral, neste contexto a senhora relata como iniciou sua vida de cartomante, ainda quando criança se sentia atraída pelas cartas de baralho que sua mãe costumava jogar com as amigas, ficavam horas a fio olhando e ao dormir sonhava coisa que faziam relações com as cartas, por vezes na grande maioria prevendo acontecimentos, às vezes segundo seus...
tracking img