Cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Cartografia: ciência ou arte?
Cartografia: "Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de analise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização”. Pode-se perceber que nesta definição tanto ciência como arte fazem parte dasatividades que dizem respeito à cartografia. Ciência porque se constitui num campo de atividade humana que requer desenvolvimento de conhecimentos especifico, aplicação sistemática de operações de campo e de laboratórios, planejamento dessas operações, metodologia de trabalho, aplicação de técnicas e de conhecimento de outras ciências, tudo com vistas à obtenção de um documento de caráter altamente técnico(o mapa), objetivando representar os aspecto naturais e artificiais da superfície terrestre, de outros astros ou mesmo do céu. Enfim, a organização do espaço, seja ele terrestre ou não, é mostrada por meio de mapas, os quais resultam de uma serie de operações que fazem parte de um campo definido de atividade humana: a Cartografia.
Afinal, Cartografia é ciência ou arte? Sendo ou não, o fato é quenão se pode negar relevância para a sociedade em geral, tendo em vista o amplo uso que grande parte da população faz dos produtos cartográficos. Por outro lado, é incontestável que tanto ciência como arte estão manifestadas em todo trabalho cartográfico. Ser ou não ciência ou arte, a nosso ver, parece irrelevante, se considerarmos a grande utilidade que a cartografia sempre representou em todasas sociedades, desde as épocas mais antigas, e, muito principalmente, pelo papel exercido no mundo moderno, quando chega a ser praticamente indispensável como auxiliar nos mais variados campos do conhecimento humano.
Capítulo 2
Um pouco da história dos mapas
Desde épocas bastante remotas, o homem vem utilizando-se da confecção de mapas como meio de armazenamentos de conhecimentos sobre asuperfície terrestre, tendo com finalidade principal não só conhecer mais, muito principalmente, administrar e racionalizar o uso do espaço geográfico envolvente. Tais documentos eram, no passado, muito rudimentares, confeccionados de acordo com as técnicas e materiais então disponíveis. Mas eram o começo de uma caminhada em direção ao que hoje conhecemos por cartografia.
O mapa é o inicio de umaaventura. Viagens, caça de tesouros, guerras e explorações tornam-se visíveis com o abrir de um mapa. Mapas com a indicação de estradas, em nossos dias, são distribuídos grátis. Em tempos passados, no entanto, eram guardados em segredos e aqueles que ousassem revelá-los expunham-se a torturas ou à morte.

2.1 Mapa: um produto cultural de cada povo
A confecção de mapas parece ser anterior à escrita.Há muitos registros que comprovam que os mais variados povos nos legaram mapas, tais como: babilônios, egípcios, maias, esquimós, astecas, chineses, alem de outros, cada qual refletindo aspectos culturais próprios de sua sociedade. Os mapas representam uma forma de saber, um produto cultural dos povos, e não um mero resultado de uma difusão tecnológica a partir de um foco europeu. De maneirageral, o modo eurocêntrico tradicional de ver a historia dos mapas, que valoriza e superestima seu uso pratico e cientifico, costuma desprezar o uso mítico, psicológico e mesmo simbólico. Isto significa que, em certos momentos não se pode querer a supremacia das representações fundamentadas na exatidão numérica. Por outro lado, pode-se dizer que a Cartografia moderna também esta assentada numa formade poder e saber, refletindo-se como produto de uma serie de transformações ao longo da historia da humanidade, exprimindo, em certos casos, uma visão ideológica do mundo.

2.2 Mapas antigos
Um dos mapas mais antigos foi confeccionado pelos babilônios há alguns milhares de anos, talvez entre 2500 a 4500 a.C. trata-se de uma pequena placa de barro cozido encontrado na Mesopotâmia provavelmente...
tracking img