Cartografia e sensoriamento remoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Politec

Trabalho de Geografia – Cartografia e Sensoriamento Remoto

Andresa Castro nº 4
Karoline Herreira nº 25
1º B
27/03/2012
Índice

Parte I – Surgimento da Cartografia – os primeiros mapas
Introdução pág. 3
A importância da Cartografia pág.4
Cartografia e Poder pág. 4
Elementos do mapa pág.4

Parte II – Cartografia e Propaganda
Introdução pág. 4
Análise de imagempág.5

Parte III – Projeções Cartográficas
Definição pág. 5
Tipos: Cilíndrica, Azimutal, Cônica, de Mollweide, de Goode e de Holzel. Pág. 6
Símbolo da ONU pág. 8

Parte IV – Sensoriamento remoto
Histórico e evolução pág. 8
Tipos de satélite pág. 9
Programa CBERS (China-Brasil) pág. 10
GPS pág. 10
Imagens de Satélite pág. 11
Conclusão
Pág. 15
Indicação Bibliográfica
Pág. 16Introdução

Atualmente utiliza-se muito um instrumento chamado “cartografia”, mas geralmente não se sabe ao certo o que é. Cartografia é o estudo da construção e interpretação de: mapas, cartas, plantas, (representações artísticas) etc, e permite a medição de distâncias, direções e localização de pontos (coordenadas geográficas, pontos cardeais/colaterais).
A cartografia pode ter surgido na antiguidade,devido a mapas encontrados da Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, Babilônia entre outros. Os cartógrafos dessa época não tinham muitos recursos para produzirem mapas com precisão; estes eram rudimentares e repletos de imperfeições, mas serviam de referência para viajantes e comerciantes que precisavam deles para suas viagens.
Durante as Grandes Navegações (séculos XV e XVI), oscartógrafos foram extremamente importantes, estando presentes inclusive nas expedições, para que as embarcações não se perdessem nos vastos oceanos.
As primeiras projeções cartográficas foram desenvolvidas por europeus, que colocaram a Europa no centro de seus mapas. Exemplo: a Projeção de Mercartor – que manteve o contorno original dos continentes, mas exagerou na distorção de tamanho (principalmente noHemisfério Norte, os países desenvolvidos) - e a de Peters – que manteve as proporções de tamanho, mas distorceu os contornos continentais ficando eles “espichados” (visou um olhar sobre o “Terceiro Mundo”, mas ainda colocou a Europa em cima e no centro do mapa). Depois, várias outras projeções foram desenvolvidas, buscando a planificação da Terra de forma mais “correta”.
Representar a Terra - umaesfera quase perfeita, sobre uma polos chatos – em um plano, com perfeição, é impossível, pois sempre há algum tipo de distorção. Então, nenhum mapa é completamente verdadeiro: eles representam alguns elementos com precisão (destacando-os) e outros não, ou com pouca precisão. Utiliza-se também esse fato para o marketing: salientar algum ponto estratégico para chamar a atenção.
A cartografia émuito usada na atualidade e nas três últimas décadas como meio de estratégia militar, pois os mapas e suas legendas informam condições naturais (vegetação, relevo, clima) que são itens importantes para conhecer as dificuldades a serem enfrentadas e também, estudar como superá-las ou, em conflitos, ocultar pontos importantes militarmente dos mapas (exemplo: ex-URSS).
Hoje, após várias evoluçõestecnológicas, a cartografia é precisa e conta com recursos, como: fotos aéreas, radares, imagens de satélites, GPS entre outros, interpretados e organizados de forma científica pelos cartógrafos e “usados” pelas pessoas cotidianamente desde em Geografia, na escola, até dentro do automóvel ou ao ver uma propaganda com mapas.

Importância
A cartografia é um instrumento extremamente importante paravárias profissões (geógrafo, geólogo, arquiteto, engenheiro, biólogo, entre outros), amplamente usada na Geografia por seu vasto fornecimento de informações e diversas representações artísticas.
Auxilia na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e vários sistemas de orientação.
É necessária para nos dar noção de espaço e localização na...
tracking img