Cartilha institucional crc/sc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Promover a manutenção, a educação e o desenvolvimento da profissão contábil com ética e responsabilidade, aliada aos serviços de cadastro, registro e fiscalização dos profissionais da contabilidade e organizações contábeis do Estado de Santa Catarina, objetivando satisfazer os anseios da categoria e da sociedade.

Objetivos
A política daqualidade é promovida tendo em vista os seguintes objetivos: • Garantir, por meio do registro, o direito pleno, habilitando ao exercício
profissional; Promover a fiscalização do exercício da contabilidade, protegendo a classe contábil e a sociedade em geral; Atender aos profissionais da contabilidade de forma eficaz e cordial, prestando um serviço de excelência; Otimizar o atendimento de forma aprestar, em tempo hábil, as informações solicitadas; Padronizar os processos internos como forma de atender à legislação; Firmar convênios com órgãos públicos, instituições de ensino e entidades contábeis, visando a ampliar os serviços oferecidos; Incentivar os colaboradores internos na busca do crescimento pessoal e profissional.













O que é o Conselho Regional de Contabilidade?
O CRCSCé uma autarquia federal, que tem como atribuições básicas a orientação, a normatização, o registro e a fiscalização do exercício da profissão contábil em Santa Catarina. Ele integra o Sistema CFC/CRCs, criado pelo Decreto Lei 9.295/46, alterado pela Lei nº 12.249/10. É composto pelo Conselho Federal de Contabilidade e por 27 Conselhos Regionais.

A importância do CRCSC para a sociedade
As informaçõescontábeis constituem instrumento importante para a sociedade. É dever do CRCSC exigir que os profissionais responsáveis por gerar essas informações sejam comprometidos com a ética e a moral, valorizando, desta forma, o exercício da profissão. O CRCSC está presente em todas as regiões do Estado. Possui uma rede de atendimento que inclui a sede em Florianópolis, oito macrodelegacias, instaladas emcidades-chave do Estado, e trinta e uma delegacias (relação completa no site do CRCSC).

Florianópolis

Delegacias Macrodelegacias Sede

Laguna

Legislação
Sancionado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 27 de maio de 1946, o Decreto-Lei nº 9.295, que criou o Sistema CFC/CRCs e regulamentou a profissão em todo o território nacional, foi alterado em 2010, incorporando ao seu texto importantesavanços. A Lei 12.249/2010 assegurou uma legislação mais condizente com a importância conquistada pela profissão. Dentre as mudanças, estão o Exame de Suficiência, uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade do ensino, e o maior poder de fiscalização, que concede ao Conselho a prerrogativa de cassar o registro de profissionais que apresentarem sérios problemas de conduta ética e disciplinar. Alegislação também reconhece o papel normatizador do Conselho Federal de Contabilidade e estabelece as condições necessárias para o Sistema CFC/CRCs investir na área de desenvolvimento profissional e em educação continuada.

Por que se Registrar?
De acordo com o estabelecido pelo Decreto-Lei 9.295/46, somente os técnicos em contabilidade e os contadores - devidamente registrados nos CRCs - podemexercer legalmente a profissão. O registro comprova ao cliente que o profissional está apto a prestar os serviços contratados. Registrar os profissionais e as organizações contábeis é função do Departamento de Registro, que analisa os pedidos respectivos e os encaminha à instância superior, qual seja, a Câmara de Registro Profissional, também responsável por avaliar os pedidos de alterações,renovações, baixas, cancelamentos e recursos. Quem não estiver exercendo a profissão pode solicitar a baixa de registro, o que evita a cobrança futura de anuidade. No site do CRCSC (www.crcsc.org.br) estão disponíveis todas as informações sobre os tipos de registro.

O Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução CFC n° 1.093, instituiu em 2007 a nova identidade profissional contábil,...
tracking img