CARTILHA INFORMATIVA DE TRÂNSITO

3538 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO
Elaboramos esta Cartilha Informativa sobre o Trânsito pensando em levar informações que estão relacionadas a vida do condutor e o trânsito. Também temos o objetivo de esclarecer algumas dúvidas levantadas durante a discussão no grupo de trabalho sobre algumas das siglas que são constantemente mencionadas nos meios de comunicação e que fogem a da compreensão e conhecimento de muitos cidadãos.
A Cartilha Informativa sobre o Trânsito desenvolvida pelo grupo de trabalho de alunos do 3° Semestre do curso de Engenharia de Produção da faculdade Anhanguera visa conscientizar o cidadão motorista e o cidadão não motorista do respeito que a sinalização exige para o melhor desenvolvimento do trafego, além de explicar de maneira sucinta o que é alguns órgãos de fiscalização e regulamentação do trânsito.
Esperamos com a confecção deste trabalho colaborar para um trânsito mais seguro na cidade de Rondonópolis, MT.

O QUE É CIDADANIA?
O conceito de Cidadania no transcorrer da história humana apresenta diversos significados para cada momento da História, como na História da Idade Antiga (Grécia e Roma) e na História da Idade Média do continente Europeu. No entanto, o conceito de cidadania que conhecemos hoje, aparece com o surgimento da Idade Moderna e a estruturação do Estado-Nação1. Porém, por diversas vezes podemos perguntar o que é ser um cidadão ou o que é cidadania?
Veja bem, em direito, cidadania é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política. Portanto, cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania
Já no dicionário de língua portuguesa Larousse encontramos que cidadania pode ser:

Relacionados