CARTILHA EDUCATIVA DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NO HORTO DO CES/JF

799 palavras 4 páginas
CARTILHA EDUCATIVA DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NO HORTO DO
CES/JF
Palavras-chave: Fitoterápicos. Remédio caseiro.
Autores: Elaine da Silva Eurico, Fernando Teixeira Gomes.

INTRODUÇÃO
O uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos tempos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 80 % da população mundial faz uso de algum tipo de erva na busca de alívio de alguma sintomatologia dolorosa ou desagradável. Desse total, pelo menos 30% deu-se por indicação médica. A utilização de plantas medicinais, tem inclusive recebido incentivos da própria OMS. São muitos os fatores que vêm colaborando para a realização de práticas de saúde que incluam plantas medicinais, principalmente econômicos e sociais (BRASIL, 2006).
Neste sentido, é relevante destacar a importância do crescimento e aprimoramento dos conhecimentos sobre as propriedades e a utilização de plantas medicinais e fitoterápicas. O principal objetivo deste trabalho foi coletar as informações sobre as propriedades das plantas medicinais para elaboração da cartilha educativa.
Os objetivos específicos incluíram: realização de um levantamento sobre a utilização e o conhecimento popular de plantas e ervas medicinais; seleção de espécies vegetais utilizadas como remédio caseiro; aperfeiçoar os conhecimentos sobre utilização destas plantas; colaborar no resgate de tradição milenar sobre as propriedades e utilização das plantas medicinais e despertar o interesse sobre práticas terapêuticas alternativas.
MATERIAL E METODOS
O trabalho foi realizado durante o período de agosto a novembro de 2013 pelos alunos da disciplina Seminários em Biologia do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Inicialmente foram selecionados grupos de estudos compostos por alunos da disciplina. Cada grupo fez uma pesquisa prévia juntamente com seus familiares sobre as plantas mais utilizadas com fins terapêuticos. Após

Relacionados