Cartilha defensivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 108 (26818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA A PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

AGROECOLOGIA

FICHA TÉCNICA ELABORAÇÃO: Wagner Henrique Pereira Técnico em Agropecuária CREA: 23.963/TD EMATER – MG

Revisão: Eng. Agr. Leonardo Fernandes Moreira – Coordenador Técnico Agric. Orgânica Emater-MG. Eng. Agr. Fernando Cassimiro Tinoco França – Coordenador Técnico Agroecologia Emater-MG.

PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARAPRODUÇÃO AGROPECUÁRIA - AGROECOLOGIA
1- OBJETIVOS:
Os principais objetivos com o uso de defensivos alternativos, são: Obter produtos agrícolas mais saudáveis, evitar a contaminação do produto e do consumidor, manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas, reduzir o número de defensivos agressivos, aumentar a resistência da planta contra a ocorrência de pragas,patógenos e sinistros naturais, diminuindo os gastos com a condução das culturas, reduzir o custo de produção e aumentar a lucratividade, atender a crescente procura de produtos sadios, á nível local, nacional e internacional.

  

 

 

2- O QUE SÃO DEFENSIVOS ALTERNATIVOS:
São considerados para uso como defensivos alternativos, todos os produtos químicos , biológicos,orgânicos ou naturais, que possuam as seguintes características: Praticamente não tóxicos, baixa a nenhuma agressividade ao homem e à natureza, eficientes no combate e repelente aos insetos e microrganismos nocivos, não favoreçam a ocorrência de formas de resistência, de pragas e microrganismos, custo reduzido para aquisição e emprego, simplicidade quando ao manejo e aplicação, e alta disponibilidadepara aquisição.

2

3- DEFENSIVOS ALTERNATIVOS:
Os produtos considerados como defensivos alternativos, com maiores possibilidades de emprego em cultivos comerciais são: calda bordalesa, calda viçosa, calda sulfocálcica, pó sulfocálcico, supermagro, biofertilizantes, caldas e extratos de plantas, sabão, cal virgem, cal hidratada, óleos, alho, etc....

4- O QUE É UM ALIMENTO ORGÂNICO?Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico,é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta como um todo. Para alcançar este objetivo, existe uma disciplina teórica que integra asdescobertas de várias ciências, buscando compreender em profundidade a natureza e os princípios que a regem. Esta disciplina é a Agroecologia.

5- O QUE É A AGROECOLOGIA?
A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como umtodo. Fazendo uma analogia da Agroecologia com uma grande árvore, podemos imaginar essa disciplina como o tronco principal, de onde partem diversos galhos, que são as correntes alternativas da agricultura. Essas correntes são as seguintes: Orgânica e biológica, biodinâmica, natural e permacultura.

3

ÍNDICE
01) ARMADILHA LUMINOSA: (Capturar insetos de hábito noturno – Mariposa).............................. 10 02) ARMADILHA PARA MOSCA DAS FRUTAS: .................................... 11 03) ARMAZENAMENTO DE FEIJÃO: ............................................... 12 04) ARMAZENAMENTO DE MILHO: ............................................... 14 05) CALDA BORDALESA: (Fungicida).......................................................................... 16 06) CALDA SULFOCÁLCICA:...
tracking img