cartilagem fibrosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A cartilagem fibrosa, também denominada fibrocartilagem, é formada por condrócitos dispostos em fila entre fibras colágenas bastante espessas.
Este tipo de cartilagem, reunindo fibrascolágenas e componentes da matriz extracelular cartilaginosa, tem uma grande capacidade de resistência à pressão mecânica, torção e tensão. É, portanto, uma estrutura bastante forte, o que explica a sualocalização em locais muito sujeitos a forças físicas: discos intervertebrais, sínfise pubiana, inserção de tendões em ossos, na articulação têmporo-mandibular e na articulação coxo-femural. Elaestá associada à cartilagem hialina e ao tecido conjuntivo denso, ao qual se assemelha .Ao contrário dos outros dois tipos de cartilagem, a fibrocartilagem não possui pericôndrio, possui umaquantidade escassa de matriz e possui feixes de colágeno do tipo I, que se cora de modo acidófilo. Os condrócitos estão com frequência alinhados em fileiras paralelas alternadas com feixes espessose grosseiros de colágeno, que se dispõem paralelamente ás forças de tração a que este tecido esta submetido.
Geralmente os condrócitos da fibrocartilagem provem de fibroblastos que começam aproduzir proteoglicanos. Do mesmo modo que a substancia fundamental envolve os fibroblastos, estas células tornam-se presas dentro de sua própria matriz e se diferenciam em condrócitos.
Os discosintervertebrais representam um exemplo da organização da fibrocartilagem. Eles estão interpostos entre as coberturas de cartilagem hialina da superfície articular de vértebras sucessivas. Cadadisco contém um centro gelatinoso, denominado núcleo pulposo, composto por células imersas dentro de matriz rica em acido hialurônico Estas células desaparecem por volta do 20º ano de vida. Grandeparte do núcleo pulposo esta circundada pelo anulo fibroso, cama de fibrocartilagem cujas fibras de colágeno do tipo um correm verticalmente entre as cartilagens hialina das duas vértebras....
tracking img