Cartel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Estudamos em economia que a prática de Cartel é um acordo que os concorrentes ao invés de competirem pelo consumidor se juntam com o objetivo de fixar preços ou cota de produção, divisãodos clientes e de mercado de atuação. Afetando o bem estar de seus clientes. Na prática o cartel ocorre em mercados oligopolísticos que normalmente envolve produtos comum aos dois. Isso na real éoperar sobre um monopólio como se fosse uma única empresa. Na nossa economia é considerado um ato grave prejudicando os consumidores aumentando os preços e diminuindo a oferta. No Brasil assim como emmuitos países é considerado crime, visto que as leis antitrustes garante o princípio da liberdade e do comércio e da indústria só assim é possível assegurar o bem estar dos consumidores podendo acarretarmultas, apreensões dos envolvidos nesta prática.

Setores com maior influência de cartéis
Sobre a análise podemos verificar que a prática ilegal das empresas e indústrias na junção indevida deunir forças para fixar um único preço acaba por estabelecer novos padrões de uma prática efetuada entre concorrentes. Assim os setores que comercializam produtos de necessidades normalmente existempoucos concorrentes se juntam para tomar conta do mercado e se fortalecer e por outro lado lesionar os consumidores que se tornam reféns dos preços abusivos dos produtos. No Brasil a formação de Cartel jáexiste há alguns anos, por esta razão temos a LEI 8.884 que nos dá uma proteção. Porém a prática é tão abusiva que muita vezes o consumidor não tem forças suficiente para combater. Os setoresenvolvidos em tais acusações com maior índice de Cartel são os Combustível, Farmacêutico e o Aço.

Consequência para a Economia
No cenário econômico esse tipo de prática o consumidor se tornar o alvo,sendo o maior lesionado. Sabemos que a formação de Cartéis impede a livre concorrência, forçando o consumidor a comprar os produtos de necessidade com preços impostos pelos cartéis, diminuindo os...
tracking img