Cartéis são grupos de empresas que combinam preços, fixam preços ou outras variáveis do mercado, em detrimento do consumidor pode ocorrer no setor Publico ou Privado. A análise econômica dos cartéis ganhou importante reforço teórico com o aperfeiçoamento da teoria dos jogos, em especial com as contribuições do famoso matemático John Nash. Esta pratica pode ocorrer no setor pública ou privado.

Recente prática de cartéis no território nacional tem aberto muitas discursões entre oministério público e ministério da justiça com relação à coibição desta pratica abusiva e desrespeitosa ao consumidor, esta pratica vem sendo adotada por empresários e pessoas do setor público para alavancar lucros e muitas vezes acabar com concorrências entre empresas diminuindo a vantagem ou a opção do consumidor em relação a serviços ou produtos.
O governo Federal esta investindo 1,6 milhões de reis desde 2010 em equipamentos e softwares para detecção de praticas de carteis no âmbito publico eprivado. No setor publico o alvo são as licitações que e o processo de compra que todos os ministérios, autarquias e adjacentes devem seguir para efetuar compras de serviços e produtos na rede privada. Há anos temos esta pratica como normal pelo governo e pela população e com a implantação do sistema COMPRAS NET que tem o serviço de promover o ambiente online de pregoes eletrônicos a concorrência ficou mais aberta a todo os tipos de empresa e os resultados e valores das licitações bem como asinformações das empresas mais acessível aos pregoeiros (pessoas que organizam as licitações) para fiscalizar e controlar empresas que tem o objetivo de burlar ou prejudicar o sistema de compras eletrônicas do governo. Foi aderido o dia 8 de outubro o Dia Nacional de Combate a Cartéis e adotado o acordo de leniência para pessoas físicas ou jurídicas que delatam a pratica criminosa de cartéis. Podemos citar como exemplo a venda de brita na cidade de São Paulo-SP CARTEL DAS BRITAS que os [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 07). Carteis. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Carteis/31418344.html

MLA

"Carteis" TrabalhosFeitos.com. 07 2013. 2013. 07 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Carteis/31418344.html>.

MLA 7

"Carteis." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2013. Web. 07 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Carteis/31418344.html>.

CHICAGO

"Carteis." TrabalhosFeitos.com. 07, 2013. Acessado 07, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Carteis/31418344.html.