Cartas chilenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cartas Chilenas são 13 cartas escritas por Critilo (pseudônimo do autor que por muito tempo ficou obscuro) relatando os desmandos, atos corruptos, nepotismo, abusos de poder, falta de conhecimento etantos outros erros administrativos, jurídicos e morais quanto pudessem ser relatados em versos decassílabos do "Fanfarrão Minésio" (o governador Luís Cunha Meneses) no governo do "Chile" (a cidade deVila Rica). Elas são sempre dirigidas a "Doroteu" (que tem uma epístola após as 13 cartas), ninguém mais do que Cláudio Manuel da Costa.

PERSONAGENS:
Doutor: O narrador é o protagonista. Sósabemos que é um "Doutor" por intermédio da fala de José Malvino, logo no início da narrativa: "(Se o senhor doutor está achando alguma boniteza..."), fora isso, nem mesmo seu nome é mencionado.Santana: Inspetor escolar itinerante. Bonachão e culto. Tem memória prodigiosa. É um tipo de servidor público facilmente encontrável.
José Malvino: Roceiro que acompanha o protagonista na viagem para afazendo do Tio Emílio. Conhece os caminhos e sabe interpretar os sinais que neles encontra. Atencioso, desconfiado, prestativo e supersticioso.
Tio Emílio: Fazendeiro e chefe político, para ele é umaforma de afirmação pessoal. É a satisfação de vencer o jogo para tripudiar sobre o adversário.
Maria Irmã: Prima do protagonista e primeiro objeto de seu amor. É inteligente, determinada. Elabora umplano de ação e não se afasta dele até atingir seus objetivos. Não abre seu coração para ninguém, mas sabe e faz o que quer.
Bento Porfírio: Empregado da fazendo de Tio Emílio. É companheiro de pescariado protagonista e termina assassinado pelo marido da mulher com quem mantinha um romance.

O CONTO:

O protagonista-narrador vai passar uma temporada na fazenda de seu tio Emílio, no interior deMinas Gerais. Na viagem é acompanhada por Santana, inspetor escolar, e José Malvino. na fazenda, seu tio está envolvido em uma campanha política. O narrador testemunha o assassinato de Bento...
tracking img