Cartas aereas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendendo a Interpretar Cartas de Aproximação

VERSÃO PARA IMPRESSÃO

file:///C|/Cartas%20de%20Aproximação/index_impressão.html (1 of 23) [22/5/2003 14:26:28]

Aprendendo a Interpretar Cartas de Aproximação

A: CABEÇALHO B: COMUNICAÇÕES C: INFORMAÇÕES PRÉ-APROXIMAÇÃO C.1: MSA (ALTITUDE MÍNIMA OU SETORES DE ALTITUDE) D: VISUALIZAÇÃO DO PLANO DE APROXIMAÇÃO E: VISUALIZAÇÃO DE PERFIL DOPLANO DE APROXIMAÇÃO F: TABELAS DE CONVERSÃO, INDICADORES DE ILUMINAÇÃO DA PISTA E ÍCONES DE APROXIMAÇÃO PERDIDA G: VALORES MÍNIMOS DE ALTITUDE PARA A ATERRISAGEM

file:///C|/Cartas%20de%20Aproximação/index_impressão.html (2 of 23) [22/5/2003 14:26:28]

Aprendendo a Interpretar Cartas de Aproximação

CABEÇALHO

1: Identificador ICAO 2: Nome do Aeroporto 3: Data da atualização da carta

4:Número de índice 5: Nome do Local 6: Identificação do PROCEDIMENTO

Existe uma variante nas cartas de aproximação que são as cartas de aproximação para pistas de baixa visibilidade (low visibility taxi routes). Essas cartas têm indicações especiais nos cabeçalhos como no modelo abaixo:

SMCGS = SURFACE MOVEMENT GUIDANCE AND CONTROL SYSTEM

Detalhes sobre o índice (4): Para cada localidade,as cartas são organizadas por uma seqüência numérica, um índice. Este índice vai aparecer como mostrado abaixo: 1º número: Representa o número do aeroporto e é designado arbitrariamente. 2º número: Representa o tipo de carta:
0: área, SID, etc 1: ILS, MLS, LOC, LDA,SDF,KRM 2: GPS 3: VOR 4: TACAN 5: Carta Reservada 7: DF 8: PAR, ASR, SRA, SRE 9: RNAV, LORAN, Visual arr. ou dep.

3º número:Representa a seqüência das cartas de mesmo tipo

COMUNICAÇÃO

Comunicações para aterrisagem na ordem normal de uso. O (*) indica operações de meio-expediente.

file:///C|/Cartas%20de%20Aproximação/index_impressão.html (3 of 23) [22/5/2003 14:26:28]

Aprendendo a Interpretar Cartas de Aproximação

INFORMAÇÕES NA PRÉ - APROXIMAÇÃO

A: Freqüência e identificação do navegador primário. Nestecaso temos LOC (localizador) - nossa carta de exemplo é uma aproximação em ILS - ISP é o nome do localizador e 109.30 sua freqüência.

D: DA(H) Descison altitude (altitude de decisão) e MDA(H) minimum descent altitude: O valor em negrito é a altitude no indicador de altitude no painel da aeronave e o valor entre parênteses é a altitude da pista à aeronave. Neste ponto é necessária a visualizaçãoda pista. Caso contrário, deve-se arremeter. E: Elevação do aeroporto e elevação da pista no ponto de toque.

B: Curso de aproximação final.

C: Altitude do Glideslope quando passando pelo OM F: Instruções para aproximações perdidas. (outter marker, a luz azul piscando no painel) e altitude mínima no fixo de aproximação final (ou equivalente) para aproximações não precisas (isto é, semglideslope vertical - , apenas localizador - lateral). G: Notas aplicáveis ao procedimento de descida. Estas notas podem ter informações referentes a: - Ajustes do altímetro - Níveis e altitudes de transição - Ajustes de Pressão barométrica - Equipamentos requeridos pra aproximação Esta caixa pode estar omitida quando não houver informações.

MSA
Minimum Safe Altitude (altitude mínima de segurança) ouSector Altitudes (setores de altitudes): São as altitudes mínimas que você deve respeitar quando voando nos setores representados pelo gráfico ao lado. Por exemplo, MSA STN VOR refere-se as altitudes mínimas com referência ao VOR STN. Isto é, se você estiver na região entre 0º e 180 º deste VOR, sua altitude mínima obrigatória será de 6000 pés; entre 180º e 270º 7000 pés e entre 270º e 360º de6500 pés. Essas altitudes são válidas para um raio de 25 MN por padrão, a não ser que tenha outras especificações.

s

file:///C|/Cartas%20de%20Aproximação/index_impressão.html (4 of 23) [22/5/2003 14:26:28]

Aprendendo a Interpretar Cartas de Aproximação

VISUALIZAÇÃO DO PLANO DE APROXIMAÇÃO - LEGENDAS

file:///C|/Cartas%20de%20Aproximação/index_impressão.html (5 of 23) [22/5/2003...
tracking img