Carta magno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Autoria
Complexidade e incertezas são impostas às organizações que querem sobreviver em um mercado caracterizado por competição acirrada a rápidas mudanças, no qual as formas tradicionais da gestão são insuficientes nos processo da tomada de decisão e manutenção da competitividade. É nesse cenário que são difundidos os conceitos de gestão de projetos e sustentabilidade empresarial. De um ladoo gerenciamento de projetos surge como metodologia de transformação dentro das organizações, permitindo a implantação de ideias inovadoras em sua rotina. Por outro lado, a sustentabilidade empresarial pressupõe o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, preservação da natureza e equidade social e, consequentemente, as empresas que atenderem a essa nova concepção terão mais chances depermanecer no mercado. Desse modo, pode-se afirmar que o alinhamento desses conceitos constituir uma poderosa arma estratégica, tendo em vista que, hoje ambos são considerados como elementos fundamentais na definição das estratégias organizacionais. O objetivo deste artigo é examinar o gerenciamento de projetos voltado às ações de sustentabilidade empresarial. Para realizar este estudo realizou-se umarevisão da literatura disponível sobre gerenciamento de projetos e sustentabilidade empresarial. De acordo com as discussões apresentas, percebe-se que a compreensão do contexto que envolve a sustentabilidade empresarial motiva as empresa a deter conhecimentos necessários para sua atividade. Este artigo contribui para um melhor entendimento, no tocante a sustentabilidade aliada a gestão de projetosaplicada as empresas, além disso, ele serve de subsídio para o entendimento da importância de mudanças nas ações da empresa, a partir do entendimento da necessidade da organização na fase da aplicabilidade da sustentabilidade empresarial.
Palavras-chave: Sustentabilidade empresarial. Organizações. Gestão de projetos.
maioria das organizações do modelo de gestão contemporânea é regida porprojetos, especialmente aquelas que empreendem o desenvolvimento de produtos (REBECHINI JR; CARVALHO, 2005; KRUGLIANSKAS et al 2009; MEREDITH; MANTEL JR, 2003; KERZNER, 2006; VIANA, 2002). O acirramento da concorrência pressiona as empresas quanto ao alcance de novos mercados e maiores vantagens competitivas impulsionando assim, sua capacidade de adequação, inovação e desenvolvimento de projetos de novosprodutos constantes.
Para acompanhar e/ou tentar gerar mudanças desejadas no ambiente organizacional, atualmente as empresas começam a repensar o modo de gerir os impactos sociais e ambientais advindos de seus processos – uma das razões que as estimulam no desenvolvimento de projetos.
Cleland e Ireland (2002, p.5) afirmam que “a gerência de projetos é o principal meio para lidar com mudançasde produtos, serviços e de processos nas organizações contemporâneas”. Para as empresas que buscam vantagens competitivas pela inovação e desenvolvimento de novos produtos, gerenciarem os danos causados ao meio ambiente por seu processo produtivo a partir da fase de desenvolvimento do projeto se torna essencial. Alinhar estrategicamente as necessidades organizacionais em relação à preservaçãoambiental deve ser uma meta das companhias que desejam permanecer em um mercado cada vez mais concorrido e, algumas vezes, inóspito, turbulento.
Como é sabida, a questão ambiental tem sido bastante discutida na atualidade pelos diversos atores sociais (governo, sociedade civil, empresas, instituições multilaterais, mídia, dentre outros). A preocupação com as questões ambientais sempre se fez presentena história da humanidade; porém, pode-se perceber um acentuado aumento de tal preocupação nas últimas quatro décadas, onde se observou que o aumento nas escalas de produção, apesar de ter trazido benefícios para a humanidade, como a geração de riquezas e o crescimento econômico, trouxe consigo impactos negativos para o meio ambiente. Falar de gestão ambiental e desenvolvimento sustentável...
tracking img