Carta de tiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO TEOLÓGICO

Aluno:
Disciplina: Análise de Tiago.
Professor:

Assunto:
Texto Tiago 1:19 a 27.
Fazer:
1 – Paráfrase.
2 – Resumo da Paráfrase.
3 – Comentário.
4 – Aplicação pessoal.


Introdução.Pag. 01
A Carta de Thiago se dirige diretamente a cristãos judeus, exortando-os a uma prática genuína da Palavra de Deus, em especial, entre os cristãos e são abordados nessa carta temas de vital importância para uma vida cristã segundo os padrões de Deus. Thiago fala sobre fé, obras, sabedoria, provações, orgulho, preconceito, riqueza, pobreza, paciência e oração. Realmente umacarta muito polêmica mas que tem abençoado não apenas um grupo de cristãos ou uma denominação mas, a todos os homens e mulheres que tem nessa carta, a certeza de que ela é a Palavra de Deus.
1 – Paráfrase do texto (Tg. 1:19 a 27.
O ser humano tem uma tendência muito forte para julgar as outras pessoas, e precisamos entender que a vontade de Deus é que cada um de nós venhamos a estardispostos a ouvir mais a pensar menos e refletir diante de toda a situação para que não venhamos a agir segundo o nosso entendimento cometendo assim, injustiças que venham desagradar às pessoas e ao próprio Deus. Para isso temos que estarabertos ao trabalhar da Palavra de Deus em nossas vidas, deixando que o Espírito Santo venha através da mesma, nos limpar de tudo aquilo que não agrada a Deus, porque esta Palavra tem o poder de nos livrar de toda a ação contrária a Palavra do Senhor. Para isso precisamos a cada dia praticar a Palavra de Deus e não apenas estar somente ouvindo (como um homem néscio, sem entendimento) masobedecendo às ordens do Senhor e entender que verdadeiramente Deus nos libertou da lei do pecado e da morte e nos deu entendimento para pormos em prática aquilo que ele tem nos ensinado para sermos bem sucedidos naquilo que realizarmos. Temos que dominar a nossa língua e fazerdela uma fonte de bênçãos para as pessoas ou estaremos apenas nos enganando e sendo meros religiosos e não verdadeiros discípulos do Senhor. A verdadeira vida cristã tem que externar em nós aquilo que aprendemos de Deus para que a cada dia venhamos a abençoaras pessoas que precisam de nossa ajuda, essa é a verdadeira religião.
2 – Resumo da paráfrase.
Meus irmãos, temos que entender que precisamos praticar a Palavra de Deus, estando a cada dia abertos ao ministrar do Espírito Santo, glorificando o nome do Senhor através das nossas ações e vida.
3 – Comentário do texto.
Esse texto de Tiago (cap.1:19 a 27), contém princípiosimportantíssimos para aplicarmos na nossa vida cristã diária. O que temos visto hoje em dia nas Igrejas são pessoas tomando decisões e agindo precipitadamente por falta de sabedoria, e sabedoria de Deus – não a do homem - assunto esse que ele (Tiago) trata no verso 5 deste mesmo capítulo. Tiago fala que devemos receber commansidão a Palavra em nós enxertada, a qual pode salvar nossa alma, e receber, tem o sentido de confiar nela para que você a cumpra. É fácil enganarmos a nós mesmos. É muito fácil ouvirmos vários sermões de grandes pregadores, lermos bons livros cristãos, fazermos um bom seminário e pensar, porque entendemos o que ouvimos vai nos aproximar mais de Deus, é engano nosso....
tracking img