Carta de controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

Estas informações têm como finalidade mostrar, como funciona o processo de qualidade de uma empresa automobilística através de uma carta de controle. Carta de Controle é um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior(limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), que foram estatisticamente determinadas. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade.
Realizada em amostras extraídas durante a produção, supõe-se distribuição normal das características da qualidade. O objetivo é verificar se a produção está sob controle. Então logo relataremos nesta pesquisa como: é feita uma carta de controle,os tipos de carta de controle, e para que serve, além de abordamos alguns problemas encontrados na empresa automobilística identificados pela carta de controle.

2 - Cartas de Controle.

Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior(limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.
.

3 - As funções destes gráficos são:

1. “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causasespeciais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.
2. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.
3. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.

4 - Tipos de Cartas de Controle:

• Controle por variáveis
• Controle por atributos

As cartas de controlepara variáveis fornecem mais informações sobre o processo do que as cartas para atributos porque as cartas de variáveis mostram dados relacionados à medidas reais do processo enquanto que as de atributos só mostram dados relacionados á contagem de alguma coisa. Sendo mais claro, o que cada uma mede.

Variáveis: comprimento, temperatura (oC), pressão (atm), diâmetro (mm), espessura (mm), etc .Tributos: número de defeitos (1, 2, 3...), número de defeituosos (1, 2, 3..), número de falhas (1, 2, 3...), etc

5 - Formas de aplicação.

A forma mais usual dos gráficos de controle envolve registros cronológicos regulares (dia-a-dia, hora-a-hora, etc) de uma ou mais características (por exemplo, média, amplitude, proporção, etc) calculadas em amostras obtidas de medições em fases apropriadasdo processo. Estes valores são dispostos, pela sua ordem, em um gráfico que possui uma linha central e dois limites, denominados “limites de controle”.
Os gráficos de controle fornecem assim uma regra de decisão muito simples: pontos dispostos fora dos limites de controle indicam que o processo está “fora de controle”. Se todos os pontos dispostos estão dentro dos limites e dispostos de formaaleatória, consideramos que “não existem evidências de que o processo esteja fora de controle".

Modelo de gráficos de controle.


6 - Benefícios dos gráficos de controle

Os gráficos de controle, ao distinguir as causas comuns das causas especiais de variação e indicar se o problema é local ou merece atenção gerencial, evita frustrações e o custo de erros no direcionamento da solução deproblemas.

Ao melhorar o processo os gráficos de controle produzem:

1. Um aumento na porcentagem de produtos capazes de satisfazer aos requisitos do cliente.
2. Uma diminuição do retrabalho e sucata, diminuindo, conseqüentemente, os custos de fabricação.
3. Aumenta a probabilidade geral de produtos aceitáveis.
4. Informações para melhoria do processo.

7 - Tipos de gráficos de controle....
tracking img