Carta de atenas

- A CARTA DE ATENAS -

I - A CIDADE E A REGIÃO


1 )- CONCEITOS E CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:

Cidade e campo interpenetram-se e constituem os elementos do que se pode chamar uma unidaderegional.
Toda cidade faz parte de um conjunto geográfico, econômico, social, cultural e político (região), do qual depende seu desenvolvimento.
Grandes ou pequenas, pois, as cidades não podem serestudadas à parte das regiões em que se integram e que lhes formam o ambiente natural.
O Desenvolvimento dessas cidades depende:
a) de suas características geográficas e topográficas - clima,terra e águas, comunicações naturais
b) de seu potencial econômico - recursos naturais (solo e subsolo, flora e fauna, fontes de energia e matérias primas) e recursos técnicos (produçãoagro-pastoril e industrial, circulação e distribuição da riqueza);
c) de sua situação social e política - estrutura social da população, regime político e organização administrativa.
Através dahistória, o caráter das cidades tem sido determinado por circunstâncias especiais, tais como as relacionadas com a defesa militar, as descobertas científicas, a política administrativa e o progressivodesenvolvimento dos meios de produção e transporte.
Os fatores básicos responsáveis pela evolução das cidades estão, por conseguinte, sujeitos a mudanças contínuas.
Foi o desenvolvimento descontroladoe desordenado da Era da Máquina que produziu o caos em nossas cidades.
Aqueles fatores essenciais, considerados em conjunto, formam a única base verdadeira para o planejamento científico de qualquerunidade regional, e são:
a) interdependentes, um reagindo sobre o outro;
b) sujeitos a flutuação contínuas, que devem ao progresso técnico e científico e a mudanças de ordem social,política e econômica. Saber quando tais flutuações, do ponto de vista humano, importam num avanço ou num recuo, -é problema que depende da medida em que possam contribuir para a satisfação das...
tracking img