Carta de apresentação da disciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina de Metodologia do Trabalho Científico é importante para qualquer área de conhecimento, tanto para as ciências naturais quanto para as ciências humanas. Por meio da metodologia, o conhecimento é sistematizado e padronizado, podendo ser transmitido de maneira racional para toda a humanidade. A presente disciplina visa a fornecer a baseteórica para que o aluno entenda e passe a utilizar as ferramentas da metodologia científica.
Metodologia tem como função o desenvolvimento de um método, ou seja, de uma forma racional e eficiente de se buscar um resultado específico. Em outras palavras, uma pesquisa pode ser feita sem método, mas se se desejar resultados rápidos e confiáveis, a utilização de um método torna-se necessária. Quasetodas as atividades humanas abrangem um ou mais métodos, e isso não seria diferente com as ciências. Além disso, é importante que os resultados das pesquisas científicas se tornem disponíveis para o maior número possível de pessoas, o que também é proporcionado pela metodologia científica.
Inicialmente, esta disciplina, que será desenvolvida em 8 capítulos e em 8 vídeoaulas, pretendemostrar os tipos de raciocínio ao longo da história da humanidade. Nesse sentido, é importante verificar a diferença entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico, este de maior interesse para o aluno.
Em um momento posterior, serão estudados os conceitos e as diferentes espécies de método científico e de pesquisa. Dentro do assunto, dá-se destaque às fases do métodoexperimental e à pesquisa bibliográfica, que está na base de qualquer estudo científico sério. Serão estudados também os elementos de uma pesquisa, ou seja, seu tema – o assunto sobre o qual ela irá tratar –, as hipóteses a serem formuladas e as variáveis a serem consideradas.
No que diz respeito especificamente aos métodos, serão vistas as suas principais espécies, quais sejam, o método quantitativoe o método qualitativo. Um procedimento fundamental, a coleta de dados, também terá suas características descritas nesta parte do estudo. Passando ao projeto de pesquisa, serão estudadas as partes mais importantes que compõem a sua estrutura, como sua justificativa, as hipóteses a serem tratadas e os seus objetivos.
As técnicas de leitura, embora não digam respeito somente à metodologiacientífica, uma vez que devem ser consideradas em todas as áreas de conhecimento, também serão tratadas, com o fim de fornecer a base para uma pesquisa eficiente. Como complemento, será estudado o estilo que um texto científico deve possuir, para manter o seu caráter sério e imparcial, dando-se a importância devida ao uso da linguagem científica.
Por fim, serão analisadas as partes que compõema estrutura de uma monografia, o trabalho científico mais comum nas universidades, sem se esquecer das normas de padronização que devem ser observadas, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

AULA 01 - O PENSAMENTO EVOLUTIVO: METODOLOGIA, RACIOCÍNIO E CONHECIMENTO

● ATIVIDADE 01

Sugestão de procedimento: Estabeleça as principaisdiferenças entre o raciocínio dedutivo e o raciocínio indutivo.

Gabarito: o raciocínio dedutivo parte de idéias gerais para chegar a uma conclusão particular, enquanto o raciocínio indutivo parte de idéias particulares para chegar a uma conclusão geral; assim, as conclusões do raciocínio dedutivo são sempre verdadeiras, o que não ocorre com o raciocínio indutivo.
 

● ATIVIDADE 02Sugestão de procedimento: Estabeleça as principais diferenças entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.

Gabarito: o conhecimento do senso comum surge da vida prática do homem, da necessidade de resolver problemas imediatos que surgem, por isso, muitas vezes é de caráter subjetivo, não se aplicando a todas as situações; o conhecimento científico não se limita à prática, uma...