Carta comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

CORRESPONDÊNCIA Há três tipos de correspondência: • • • Particular – se entre indivíduos (amigos, familiares, pessoas do convívio social), e pode apresentar diversos graus de formalidade, desde o caráter íntimo até um certo grau. Empresarial – se trocada entre empresas ou entre estas e pessoas físicas ou jurídicas. Oficial – se entre órgãos do serviço público civil oumilitar.

Independente do tipo de correspondência que mantenha, você não pode deixar de estar atento a seu texto, verificando-lhe a clareza, a concisão, a coerência, a adequação da linguagem e a correção gramatical, observando, enfim, se ele traduz seu pensamento, a mensagem que você quer transmitir. Devido às características deste trabalho, priorizar-se-á esses dois últimos tipos decorrespondência, ou seja, a empresarial e a oficial. Por possuírem normas fixas de elaboração, as correspondências empresarial e oficial não apresentam grandes dificuldades para quem precisa redigi-las. Existem mesmo alguns modelos impressos prontos para serem preenchidos. É claro, então, que trata-se de redações formais, que seguem normas predeterminadas. Alguns aspectos, contudo, podem ser modificados e asorganizações podem inovar, segundo suas necessidades, ou mesmo características particulares. Os documentos redigidos por você serão a imagem de sua organização. Assim, a correspondência bem elaborada, além de utilizar linguagem concisa e direta, deverá seguir a estética moderna, mais agradável e facilitadora da leitura. CARTA COMERCIAL Muitas são as situações em que precisamos escrever uma cartaa um cliente, instituição, empresa, órgão público. Nossos objetivos, em cada uma dessas ocasiões, provavelmente são diferentes. As cartas, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de emprego, oferta de algum produto de sua empresa, reclamação quanto à má prestação de algum serviço, cobrança de algum débito,enfim, essas outras situações que fazem parte do cotidiano empresarial.

Professor Eduardo da Rocha profedurocha@terra.com.br

2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ALGUNS PONTOS RELEVANTES QUANTO À BOA REDAÇÃO EMPRESARIAL • • Ter sempre em mente que uma carta comercial deve ser breve. Assim, rodeios, inversões mesmo bem feitas, que tanto efeito causam num texto poético, devem ser abolidos. Antes deescrever, organize seu pensamento, traçando um plano: o o o o o que vai comunicar; a quem; como deve transmitir; que informações são relevantes.

Não podemos ignorar a formalidade que esse tipo de correspondência requer, mas devemos evitar a rigidez exagerada, os clichês, a redundância e termos até arcaicos que ainda são utilizados. Dicas de linguagem moderna na correspondência: • Não há necessidadede preâmbulos, vá direto ao assunto. Veja alguns chavões que podem ser evitados: o o o o o • Vimos através desta; Vimos por meio desta; Tem a presente a finalidade de; Aproveitamos o ensejo, a oportunidade; Temos em nosso poder, ou temos em mãos sua carta.

Não precisa avisar que vai encerrar. Evite chavões típicos de fecho de cartas, tais como: o Limitados ao exposto, encerramos; o Sendo o quenos resta a oferecer para o momento; o Sem mais, ou sem mais nada para o momento.

• •

Cabeçalho ou timbre – referência da empresa; logotipo, símbolo ou emblema. Em geral, já vêm impressos no papel da carta. Número de controle - facilita ao destinatário responder sua carta e mencionar a referência. É também uma maneira de garantir o controle da correspondência. A colocação à direita é umdestaque que facilita a leitura. Na ilustração, temos DV/86/96, isto é, Divisão de Vendas, documento de número 86, do ano de 1996. Data – o dia deve ser indicado sem o zero na frente; o nome do mês com letra inicial minúscula; na indicação do ano, não se coloca o ponto ou espaço separando o milhar.



Professor Eduardo da Rocha profedurocha@terra.com.br

3 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Obs: quando...
tracking img