Carta comercial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Correspondência é um meio de comunicação escrita entre pessoas.

É o ato ou estado de corresponder, adaptar, relatar ou mesmo o acordo de uma pessoa com outra. É uma comunicação que se efetiva por meio de papéis, cartas e documentos.

1.1 - Conceitos de correspondência
Por ampliação de sentido, passou a designar todo o conjunto de instrumentos de comunicação escrita, tais como bilhetes,cartas, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas.
.2 - Espécies de Correspondência
Quanto à espécie de correspondência, podem-se destacar:

1) Particular, familiar ou social: trocada entre particulares. Os assuntos são particulares, íntimos, pessoais.

2) Bancária: trata de assuntos relacionados a vida bancária.

3) Comercial: ocupa-se de transação comercial ouindustrial.

4) Oficial: tem origem no serviço público, civil ou militar.

A carta comercial é um meio de comunicação muito utilizado na indústria e no comércio, e tem por o objetivo iniciar, manter e encerrar transações. É a comunicação escrita, acondicionada em envelope (ou semelhante) e endereçada a uma ou várias pessoas, enviada pelo correio. Ultimamente, cartas comerciais também são enviadas porfax ou e-mail.

- Carta comercial
A carta comercial corre dois riscos:

1. como todo texto escrito, ela é irrecorrível, ou seja, não dá para harmonizar ou explicar como na comunicação oral pelo telefone, por exemplo;

2. o volume de correspondência recebida nas empresas é grande, assim, a carta pode ser mal lida, mal interpretada e motivar nova carta como resposta, ampliando a burocraciaempresarial. Por isso, para os grandes negócios e clientes especiais, prefere-se a conversa por telefone.

Diante desses riscos, as cartas comerciais exigem uma boa apresentação (ordem, organização e limpeza) e, acima de tudo, clareza, pois a obscuridade do texto impede a comunicação imediata e dá margem a interpretações que podem levar a desentendimentos e, mesmo, a prejuízos financeiros.
Emuma boa carta comercial, a linguagem há de ser:

- simples, evitando-se preocupação com enfeites literários;
- atual, isto é, inteligível à época presente;
- precisa, a saber, própria, específica, objetiva;
- correta, com exata observância das normas gramaticais;
- concisa, informando com economia de palavras;
- impessoal, com o máximo de objetividade, pois a carta comercial não é lugaradequado para manifestações subjetivas e sentimentais.

Hoje em dia, cada vez mais é exigida a objetividade e a rapidez nas informações.

Por este motivo, é preciso buscar a clareza de pensamento, o entrosamento das idéias e um vocabulário exato
Antes de iniciar a redação de uma carta comercial, reflita sobre as seguintes necessidades básicas:

Ter um objetivo em mente. Ter informaçõessuficientes sobre o fato. Refletir adequada e suficientemente sobre o assunto. Selecionar fatos e evitar opiniões. Prestar informações precisas e exatas. Responder a todas as perguntas feitas anteriormente pelo destinatário.
E ainda:

Colocar-se no lugar do receptor. Planejar a estrutura da comunicação a ser feita. Dominar todas as palavras necessárias. Tratar do assunto com propriedade. Sernatural, conciso e correto. Usar linguagem de fácil compreensão
Quanto ao estilo: evitar fazer literatura, floreando o texto com muitos adjetivos irrelevantes, metáforas inoportunas e períodos excessivamente longos.

Deve-se ter clareza de idéias, rapidez de exposição (ir direto ao assunto).

O vocabulário deverá ser o usual, sem buscar terminologia complexa, neologismos, estrangeirismos, frasesde efeito (sobretudo latinas).

Deve-se evitar, quando possível, os verbos auxiliares: foi feito = fez-se, foi tomada = tomou-se.

.4 - Defeitos na carta comercial
Quanto às abreviações: para maior clareza acostumar-se, sempre que possível e necessário, a escrever por extenso, pois com isso, evita-se a perda de tempo e a ineficácia do texto.
O objetivo de uma correspondência comercial é...
tracking img