Carta argumentativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analogia entre o Mito da caverna de Platão e Matrix (filme).


No texto de Platão os personagens estavam presos numa caverna, imóveis, privados domundo que os cercava, apenas sussurros e sombras em relance chegavam a eles, certo dia um deles escapou daquele lugar, e chegou ao mundo fora da escuridão dacaverna, levou um choque ao se defrontar com a realidade, com a luminosidade do Sol, mas com o tempo se adaptou, e por compaixão para com seus antigos companheirosresolveu voltar a caverna para contar-lhes que existia outro mundo fora daquele antro de escuridão. Porém lá chegando não deram ouvidos a ele, e ainda o chamaram delouco, pois os habitantes da caverna estavam tão enraizados aquele lugar, que não admitiam a existência de um mundo exterior.
Já no filme a mente dosseres humanos está aprisionada num programa denominado Matrix, programa este que simula uma realidade humana quase perfeita, enquanto a energia provinda dosimpulsos elétricos de seus corpos era sugada por maquinas que dominavam o mundo real, um mundo pós-apocaliptico, o deserto do real. Tanto no texto o mito da cavernaquanto no filme Matrix, o enredo nos apresenta personagens presos num mundo que consideram real e verdadeiro, mas na verdade estão vivendo num mundo não condizentecom a realidade, estão vivendo num simulação.
A questão pertinente é relativa à noção da realidade que nos é imposta pelos outros, pelo mundo, pelasidéias aceitas como verdadeiras a respeito do mundo em que o ser vive. Cabe ao indivíduo aceitar ou não(questionar) estas imposições e criar seus próprios conceitos.
tracking img