Carta ao planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTA DO PLANETA

m 1854, o presidente dos Estados Unidos propôs a troca de uma grande área de terra dos índios, no oeste americano, pela criação de uma reserva. A resposta do Cacique Seattle é umadas mais belas declarações de amor a natureza e de compreensão das relações harmônicas que o homem deve manter com seu meio:

“O Presidente, em Washington, informa que deseja comprar nossa terra.Mas como é possível comprar ou vender o céu, ou a terra? A idéia nos é estranha. Se não possuímos o frescor do ar e a vivacidade da água, como vocês poderão comprá-los?

Cada parte desta terra ésagrada para meu povo. Cada arbusto brilhante do pinheiro, cada porção de praia, cada bruma da floresta escura, cada campina, cada inseto que zune. Todos são sagrados na memória e na experiência do meupovo.

Conhecemos a seiva que circula nas árvores, como conhecemos o sangue que circula em nossas veias. Somos parte da terra, e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, ogamo e a grande águia são nossos irmãos. O topo das montanhas, o húmus das Campinas, o calor do corpo do pônei e o homem pertencem todos à mesma família.

A água brilhante que se move nos rios eriachos não é apenas água, mas o sangue dos nossos ancestrais. Se lhe vendermos nossa terra, vocês deverão lembrar-se de que ela é sagrada. Cada reflexo espectral nas claras águas dos lagos fala deeventos e memórias na vida do meu povo. O murmúrio da água é a voz do pai do pai do meu pai.

Os rios são nossos irmãos. Eles saciam a nossa sede, conduzem nossas canoas e alimentam nossos filhos. Assim,é preciso dedicar aos rios a mesma bondade que se dedicaria a um irmão.Se lhe vendermos nossa terra, lembrem-se de que o ar é precioso para nós, o ar partilha seu espírito com toda a vida que ampara. Ovento, que deu ao nosso avô seu primeiro alento, também recebe seu último suspiro. O vento também dá às nossas crianças o espírito da vida. Assim, se lhes vendermos nossa terra, vocês deverão...
tracking img