Cars

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDIZAGEM

Melanie Mendoza* e Carolina R. Padovani**
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. É um processo contínuo, que sofre alterações na velocidade e na qualidade do que é aprendidoconforme a idade e nível de desenvolvimento, isso acontece porque o sistema nervoso – órgão responsável pela aprendizagem - termina seu amadurecimento apenas no fim da adolescência e sofre contínuas alterações pelo ambiente por toda a vida. Com o passar do tempo, a criança demonstra de maneira mais evidente o que aprende. Como você viu na aula sobre desenvolvimento, a criança começa sorrindo, brincandocom as mãos, olhando para alguns objetos e assim por diante, até ser capaz, mais tarde, de elaborar teorias sobre o mundo físico e social, além de sistemas de valores e crenças individuais. Durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento a criança opera sobre todos os dados recebidos do ambiente e atribui significados a eles – tanto pessoais, quanto da cultura em que está inserida. Aaprendizagem, não é um processo limitado à atenção e ao esforço, depende também de estímulos ambientais, de características orgânicas e motivacionais de cada pessoa. O aprender amplia-se com o passar do tempo juntamente com o aumento da capacidade de abstração da criança e com o transcorrer da idade A aprendizagem é muito mais do que memorizar e copiar os estímulos recebidos. É um processo ativo englobandooutras atividades, como: 1) Organizar a nova informação; 2) Comparar e integrar com o que já se conhece; 3) Guardar na memória; 4) Lembrar sempre que necessário. Lembre-se: O bom aprendiz não é alguém com uma memória privilegiada ou um bom copista, mas alguém que consegue manipular a informação de maneira inteligente e flexível.

i) OS PRIMEIROS ANOS Nos primeiros anos de vida, aprendizagem edesenvolvimento se confundem, isso acontece porque o sistema nervoso da criança – imaturo ao nascer- prossegue evoluindo por toda a infância e adolescência, isso se reflete sobre seus comportamentos e sua maneira de compreender o mundo. A capacidade que a criança de compreender o mundo que a rodeia é um reflexo da interação do meio – que a estimula – e de processos neurológicos que ocorrem duranteo crescimento. Assim, a criança aprende coisas sobre si mesma e sobre o ambiente à medida que informações novas chegam e apresentam “problemas” para que ela resolva, estimulando assim sua inteligência e amadurecimento.

Lembre-se: A criança aprende porque o meio provê estímulos para ela e porque suas estruturas cerebrais permitem. Portanto é importante estimular, mas sem esquecer de respeitar otempo dela. Normalmente antes de entrar na escola, a criança já é capaz de: 1) Nomear coisas 2) Diferenciar classes de animais e objetos 3) O que é certo e errado em casa e no seu grupo de amigos 4) Leis físicas como gravidade, calor e movimento 5) Antecipar algumas reações das outras pessoas e elaborar uma teoria sobre como elas estão se sentindo ou pensando. 6) Encontrar modos de conseguir oque quer. Você pode ajudar nesse processo através de brincadeiras. Durante a infância a criança aprende brincando, literalmente. Respeitar esse direito é fundamental para que seu filho se desenvolva afetiva e cognitivamente. Como dissemos na aula sobre “ser pai”, os momentos de intimidade entre pais e filhos são fundamentais para os dois, estes podem ocorrer de maneira prazerosa em torno de um jogoou de uma brincadeira. Mas em um mundo tão cheio de propagandas voltadas para as crianças, quais são os brinquedos mais adequados para as elas? Certamente os brinquedos não precisam ser caros ou sofisticados, os brinquedos mais adequados para promover a aprendizagem são justamente aqueles simples e que são utilizados há muitas gerações. De acordo com a idade os brinquedos devem trabalhar: 4 a 7...
tracking img