Carrorrrrrrrrrsrsrsrsrsrsrsrs

6433 palavras 26 páginas
-1-

CONTRIBUIÇÃO À METODOLOGIA DE PROJETO
E CONCEPÇÃO AUTOMOTIVA.

Sergio D’Oliveira Casa Nova
Escola Politécnica da USP - Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva

Prof. Dr. Marcelo Massarani.
Orientador - USP – Escola Politécnica da USP.

1. RESUMO.
Objetivo deste trabalho é fazer uma contribuição ao Método de Desenvolvimento Automotivo, especificamente sobre a concepção de novos produtos, por meio de uma análise crítica e a partir de uma hipótese proposta de método.
O Método Proposto é baseado na experiência do autor, e inclui de forma sintética quatro fases de desenvolvimento: a pesquisa, a proposição de alternativas, a definição da melhor alternativa e a execução.
As conclusões do trabalho revelaram pontos em que a aplicação do método hipotético mostrou-se satisfatória e em outros apresentou oportunidades de melhoria bem como de continuidade da pesquisa.
2. INTRODUÇÃO.
O automóvel assumiu neste século, uma importância social vital, foi chamado de A
Máquina que Mudou o Mundo, por Womack, Jones, Roos [21], e não existiu nenhum outro objeto que tenha caracterizado tão fortemente a sociedade do século XX como ele.

A simples observação mostra necessidades que não estão sendo atendidas pelos produtos atuais e propõe ações de melhoria para os produtos futuros, como exemplo:
A introdução de novas tecnologias mais limpas para a proteção de meio ambiente, da natureza, ou seja, processos limpos de conversão de energia, a utilização de recursos energéticos limpos e renováveis, como: energia eólica, energia solar, energia hidroelétrica, as células de combustível e reciclagem de matérias-primas.
Os novos recursos de informática embarcada controlando melhor emissão de poluentes e reduzindo o consumo de combustível, entre outros.
Esta necessidade de uma revolução nos conceitos do produto automotivo torna imperativa uma drástica redução de custos e preços, produtividade e eficácia.
Deve-se considerar, outrossim, que o conceito

Relacionados