Carreiras publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS MATO-GROSSENSES DE CIÊNCIAS

SIMONE APARECIDA ALMEIDA ARRUDA

TRABALHO

CARREIRAS PÚBLICAS

CUIABÁ SETEMBRO
2012
Carreiras Públicas

Sabe-se que, a investidura de cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, que inclui provas ou de provas e títulos. Isso varia com a natureza e a complexidade do cargoou emprego. Assim prevê a nossa Constituição Federal, e de fato, o concurso tem um papel fundamental para o setor público, seja nas esferas da União, Estado ou Municípios. É notável que, o maior objetivo, ao ser promover um concurso público, é de se escolher pessoas com a qualificação necessária para se exercer uma atividade ou função pública. Porém, muito mais que selecionar pessoas qualificadasou com méritos profissionais, o concurso tem um fator que vai mais além do que seu caráter meramente seletivo, ou seja, espera-se do ingressante em carreira pública, a contribuição para o desenvolvimento social, de novas propostas de políticas e de inovação na gestão pública. Esse tem sido o novo panorama da carreira pública no País. O papel do servidor, resumidamente, é servir, já que toda asociedade se beneficia de sua excelente gestão. Os resultados são notáveis quando vemos a aprovação da mesma pelos serviços públicos a ela prestados. Pensemos nisso: carreira pública é compromisso, qualidade, inovação e sustentabilidade O concurso público é uma das formas mais democráticas de seleção profissional, não discriminando, entre os candidatos aptos a prestar aquela carreira, a idade, o sexoou a aparência. Basta prestar o concurso e os que tiverem melhor pontuação, e consequentemente as melhores classificações dentro da quantidade de vagas oferecidas, serão convocados. Não existem as temidas e subjetivas entrevistas das seleções de emprego da iniciativa privada.

SEGURANÇA E ESTABILIDADE

O maior atrativo da carreira pública tem sido a estabilidade. Diferente de um funcionárioda empresa privada, que poderá ser demitido a qualquer momento, um funcionário público efetivo que consequentemente ingressou na carreira por concurso adquire a estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício. O servidor estável só perderá seu cargo se cometer falta grave. No caso deste tipo de acusação ao servidor, é instalado um processo administrativo disciplinarno qual lhe seja assegurada ampla defesa.

REMUNERAÇÃO

Existem milhares de cargos públicos espalhados pelos municípios, estados e no Governo Federal.
Nestas existem alguns com ótimas remunerações, como o Auditor Fiscal da Receita Federal, que exige ensino superior em qualquer área e tem remuneração em torno de R$ 7.600,00 ou o Policial Rodoviário Federal que exige ensino médio, carteira dehabilitação com remuneração em torno de R$ 3.750,00.
É claro que nem todos os cargos públicos atingem estas remunerações mas temos que procurar alcançar o melhor, não é mesmo? Afinal, quem se esforça para conquistar estas carreiras merece.
OPORTUNIDADE PARA OS MAIS JOVENS E PARA OS MAIS VELHOS

Infelizmente, o mercado de trabalho geralmente considera velhos os candidatos acima de 40 anos. Poroutro lado, metade dos desempregados, segundo o IBGE, tem entre 16 e 24 anos, o que retrata o problema dos jovens em conseguir emprego. Para ingressar na maioria das carreiras públicas o novo funcionário deverá ter no mínimo 18 anos e no máximo 69 anos. Portanto, a carreira pública é uma grande opção para os mais jovens e para os mais velhos.

PARA HOMENS E MULHERES

Com exceção a algumascarreiras como na área das forças armadas ou da área policial, as carreiras não diferenciam o sexo dos candidatos.
Homens e mulheres passam pelo mesmo concurso, realizam a mesma atividade e receberão o mesmo salário. Só há diferenciação nos concursos que exigem um desempenho mínimo em prova física. Neste caso, como nas competições esportivas, são diferenciados os limites mínimos exigidos de homens...
tracking img