Carreiras publicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS MATO-GROSSENSES DE CIÊNCIAS

SIMONE APARECIDA ALMEIDA ARRUDA

TRABALHO

CARREIRAS PÚBLICAS

CUIABÁ SETEMBRO
2012
Carreiras Públicas

Sabe-se que, a investidura de cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, que inclui provas ou de provas e títulos. Isso varia com a natureza e a complexidade do cargoou emprego. Assim prevê a nossa Constituição Federal, e de fato, o concurso tem um papel fundamental para o setor público, seja nas esferas da União, Estado ou Municípios. É notável que, o maior objetivo, ao ser promover um concurso público, é de se escolher pessoas com a qualificação necessária para se exercer uma atividade ou função pública. Porém, muito mais que selecionar pessoas qualificadasou com méritos profissionais, o concurso tem um fator que vai mais além do que seu caráter meramente seletivo, ou seja, espera-se do ingressante em carreira pública, a contribuição para o desenvolvimento social, de novas propostas de políticas e de inovação na gestão pública. Esse tem sido o novo panorama da carreira pública no País. O papel do servidor, resumidamente, é servir, já que toda asociedade se beneficia de sua excelente gestão. Os resultados são notáveis quando vemos a aprovação da mesma pelos serviços públicos a ela prestados. Pensemos nisso: carreira pública é compromisso, qualidade, inovação e sustentabilidade O concurso público é uma das formas mais democráticas de seleção profissional, não discriminando, entre os candidatos aptos a prestar aquela carreira, a idade, o sexoou a aparência. Basta prestar o concurso e os que tiverem melhor pontuação, e consequentemente as melhores classificações dentro da quantidade de vagas oferecidas, serão convocados. Não existem as temidas e subjetivas entrevistas das seleções de emprego da iniciativa privada.

SEGURANÇA E ESTABILIDADE

O maior atrativo da carreira pública tem sido a estabilidade. Diferente de um funcionárioda empresa privada, que poderá ser demitido a qualquer momento, um funcionário público efetivo que consequentemente ingressou na carreira por concurso adquire a estabilidade no serviço público ao completar 3 (três) anos de efetivo exercício. O servidor estável só perderá seu cargo se cometer falta grave. No caso deste tipo de acusação ao servidor, é instalado um processo administrativo disciplinarno qual lhe seja assegurada ampla defesa.

REMUNERAÇÃO

Existem milhares de cargos públicos espalhados pelos municípios, estados e no Governo Federal.
Nestas existem alguns com ótimas remunerações, como o Auditor Fiscal da Receita Federal, que exige ensino superior em qualquer área e tem remuneração em torno de R$ 7.600,00 ou o Policial Rodoviário Federal que exige ensino médio, carteira dehabilitação com remuneração em torno de R$ 3.750,00.
É claro que nem todos os cargos públicos atingem estas remunerações mas temos que procurar alcançar o melhor, não é mesmo? Afinal, quem se esforça para conquistar estas carreiras merece.
OPORTUNIDADE PARA OS MAIS JOVENS E PARA OS MAIS VELHOS

Infelizmente, o mercado de trabalho geralmente considera velhos os candidatos acima de 40 anos. Poroutro lado, metade dos desempregados, segundo o IBGE, tem entre 16 e 24 anos, o que retrata o problema dos jovens em conseguir emprego. Para ingressar na maioria das carreiras públicas o novo funcionário deverá ter no mínimo 18 anos e no máximo 69 anos. Portanto, a carreira pública é uma grande opção para os mais jovens e para os mais velhos.

PARA HOMENS E MULHERES

Com exceção a algumascarreiras como na área das forças armadas ou da área policial, as carreiras não diferenciam o sexo dos candidatos.
Homens e mulheres passam pelo mesmo concurso, realizam a mesma atividade e receberão o mesmo salário. Só há diferenciação nos concursos que exigem um desempenho mínimo em prova física. Neste caso, como nas competições esportivas, são diferenciados os limites mínimos exigidos de homens...