Carreira profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEP – ETAPAS DA CONSULTORIA PESSOAL
 
1. Fundamentos básicos para a implementação de um PEP bem sucedido
             Planejar a vida estrategicamente não significa somente a pura e simples aplicação de técnicas de organização pessoal, administração do tempo e planejamento. Se apenas as técnicas resolvem os problemas de falta de organização, falta de objetivos de vida, desmotivação, entreoutros, não haveria porque da realização desta consultoria, visto que a literatura na área é muito vasta.
             Planejar a vida, seja a curto, médio ou longo prazo exige uma série de mudanças interiores, eliminação de hábitos negativos, mudança de certos paradigmas estagnadores e adoção de posturas que muitas vezes requerem um certo esforço pessoal, mas que a longo prazo trazem benefíciosimensuráveis.
            Nesta fase serão apresentadas as condições básicas para que um planejamento, seja a nível de pequenos objetivos ou de um projeto de vida, seja bem sucedido, as posturas que favorecem e as que impedem o sucesso.
  
2. Auto-imagem
Após a pessoa compreender que passará por um processo de autoenfrentamento e que essa travessia poderá não ser fácil, aceitando o desafio dese autoconhecer, são feitas várias análises para identificação da auto-imagem, que é constituída pela auto-percepção, nível de auto-conhecimento, nível de auto-estima, conhecimento acerca dos próprios defeitos e qualidades e histórico pessoal. 
Nesta fase são identificados os pontos que precisam ser modificados, melhorados, eliminados. São levantadas causas de problemas e estabelecidas, sepossível, formas de soluciona-los.
  
3. Os primeiros passos
Nesta fase são realizadas as mudanças que foram descritas como necessárias na primeira fase.
 Em primeiro lugar vem a mudança de paradigma. A técnica PEP não é baseada nos mesmos pressupostos que a grande maioria dos livros e cursos nesta área. A adoção de um novo paradigma, um novo modelo de conceitos e idéias básicas, se faz necessário.Boa parte da literatura de auto-ajuda, administração do tempo e auto-desenvolvimento prega a idéia de que é possível aprender ou desenvolver habilidades ou conceitos complexos em um curto espaço de tempo, de que é possível adotar posturas “plásticas”, treinadas para conseguir atingir determinados objetivos. O paradigma que deve ser modificado é justamente esse, de que as coisas podem mudarrapidamente, de que a solução é a utilização de técnicas milagrosas, de efeito rápido e duradouro.
 Além da mudança de paradigma externa, é importante a mudança, se necessária do paradigma interno, como a descrença de que se pode mudar, atingir o sucesso, enfim, há pessoas que determinam certas verdades para si mesmas e por acabar acreditando nelas, limitam o seu potencial.
  O próximo passo ébuscar adotar uma postura proativa, caso a pessoa já não tenha essa característica. Não é possível concretizar metas, planejar e cumprir sem essa postura, reagindo ao mundo, culpando terceiros pelas falhas e omissões, deixando de agir por falta de iniciativa.
  E por fim, aumentar o nível de autoconhecimento identificado na 2º fase. A grande causa da desmotivação, depressão, baixa auto-estima, é afalta, ou baixo nível de autoconhecimento. É natural que uma pessoa que não conhece seus objetivos de vida sinta-se desmotivada – ela questiona-se sobre o porque de fazer tudo o que faz e não encontra respostas – essa situação leva a depressão à longo prazo, a baixa auto-estima é uma conseqüência quase que imediata à desmotivação.
 
4. Projeto de Vida
Após passar pela preparação da faseanterior (mudança de paradigma, adoção de uma postura próativa e autoconhecimento), a pessoa já está pronta para identificar suas prioridades e objetivos de vida, isenta de influências externas.
  Nesta fase é feito o projeto de vida. O projeto de vida tem o objetivo de mapear as prioridades, o que a pessoa considera realmente importante em sua vida, as coisas que deseja conquistar, seus sonhos....
tracking img