Carreira em y

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÊMIO GESTÃO SP



Identificação:

Título:
Gestão de Pessoas por Competências: o desenvolvimento das pessoas com foco no negócio
Nome da instituição envolvida:
Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Categoria:
Modernização da Gestão Pública
Tema:
Gestão de Pessoas por Competências





Resumo do Trabalho:





A Sabesp, empenhada emaprimorar seus padrões de eficácia organizacional e frente às exigências do novo ambiente de negócios, desenvolveu um Modelo de Gestão de Pessoas por Competências. Este é um sistema que reconhece e possibilita o alinhamento entre os objetivos do negócio e o progresso das pessoas. A sua construção realizada de forma participativa, e com a adoção de ações integradas à gestão estratégica de RH, possibilitouum alto grau de comprometimento de todos com a mudança, bem como a concretização de uma empresa pública mais moderna, eficaz e voltada para o cliente e para o cidadão.




Problema enfrentado ou oportunidade percebida





As circunstâncias do mercado têm aproximado cada vez mais as empresas públicas das empresas privadas. Os desafios impostos pelo avanço da tecnologia, daglobalização, da acirrada competição e da busca permanente de renovação, convergem e impulsionam sistematicamente todas as empresas. Estas amplamente envolvidas, embora de maneiras diferentes, são obrigadas a esforços de modernização, ficando evidente que as pessoas são o fator de vantagem competitiva sustentável mais importante para o negócio.


Identificada essa premissa, os próprios sistemasde gestão dos recursos humanos passaram a ser revistos e atravessavam uma intensa transformação. Para as empresas de ponta, ficou claro que um novo modo de trabalho é necessário, com profissionais mais autônomos e empreendedores, e ao mesmo tempo alinhados com as estratégias das empresas e os objetivos do negócio. Os novos profissionais precisam ter o espírito aberto para aprender permanentementee adaptar-se a situações novas e desafiadoras. Menos controle e mais participação também são elementos na busca de uma administração com as pessoas, em lugar da antiga administração das pessoas.


A Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, é uma empresa de economia mista e de capital aberto que tem como principal acionista o Governo do Estado de São Paulo. Possuiações no mercado negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova Iorque. Seus papéis estão na lista de compra da maior parte dos analistas de mercado de capitais.


O principal objetivo da empresa é atender as necessidades de saneamento ambiental: planejar, executar e operar sistemas de água potável, esgotos e efluentes industriais, melhorando a qualidade de vida dapopulação e preservando o meio ambiente.


Com mais de 17.000 empregados, atua em 368 dos 645 municípios paulistas. Está organizada em uma Alta Administração e Unidades de Negócio, distribuídas na Região Metropolitana de São Paulo, Interior e Litoral do Estado. Atende a uma população de mais 24 milhões de pessoas.


Considerando a importância, o porte e a contribuição da empresa paraa sociedade, foi necessária uma nova abordagem da gestão de pessoas, que possibilitasse vazão do talento humano vinculado aos resultados do negócio. Esta foi a principal premissa adotada pela Sabesp, para atender cada vez mais o cidadão-contribuinte-consumidor que exige maior eficiência e serviços de qualidade.


O princípio orientador da necessidade da mudança foi a constatação de queos processos de gestão de recursos humanos estão diretamente relacionados às estratégias e resultados empresariais e o sistema de reconhecimento e remuneração deve estar alinhado a essa tendência. Para avançar nesse sentido, a Sabesp identificou a necessidade de substituir o Sistema de Maturidade, pelo qual a ascensão na carreira era praticamente garantida tão somente pela formação acadêmica e o...
tracking img