Carotenóides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Carotenóides são substâncias químicas relacionadas ao caroteno, que são pigmentos naturais responsáveis pela cor em muitos alimentos como frutas e vegetais, gema de ovo, pele e músculo de alguns peixes. É de grande importância na alimentação humana a ingestão de carotenóides, divididos em caratenóides beta-caroteno, alfa-caroteno, gama-caroteno e beta-criptoxantina, tambémantioxidantes e grandes precursores de vitamina A. A vitamina A tem grande papel no ciclo visual, previne a cegueira noturna e catarata, importante também no crescimento dos ossos e para manutenção e desenvolvimento do tecido epitelial.
O mamão (Carica papaya) é nativo da América tropical, com maior produção No Brasil, Peru, Venezuela e Filipinas.O mamão tem um teor significativo de carotenoides.
Opêssego (Prunus pérsica) tem sido altamente cultivado no Oriente, na Europa e nas Américas, com destino de consumo in natura e aos processados. O pêssego possui baixo teor de carotenoide.
No artigo tem-se como objetivo principal analisar, por cromatografia líquida de alta eficiência, os principais carotenóides presentes em três cultivares de mamão (Formosa, Golden e Sunrise) e três cultivares depêssego (Xiripá, Coral e Diamante). A cromatografia líquida de alta eficiência usa a fase móvel em pressão alta, permitindo uma redução no diâmetro das partículas estacionária, o que aumenta o sítio de adsorção, com uma separação mais eficiente dos componentes da amostra. Esse processo de produção cada vez menor das partículas da coluna permite o uso de colunas menores, volumes menores de amostras e umgasto menor da fase móvel.
Também foi feito em análise com a polpa homogeneizada a extração e filtração até o resíduo se torna incolor. Para a continuação da análise foi necessário o método de saponificação, que é a interação de um ácido graxo em óleos e gorduras com uma base forte, em aquecimento. Após os carotenoides foram localizados no cromatogramas pelos tempos de retenção e espectro deabsorção na região visível, considerando tanto os comprimentos de onda de absorção quanto a estrutura espectral fina. Os gráficos com seus respectivos gráficos mostrarão os resultados analisados.

Material

Mamão
Espécie: Sunrise e Formosa
Origem das espécies: Bahia
Espécie: Golden
Origem da espécie: Espírito Santo
Quantidade: 5 frutas de cada lote
Forma de apresentação da fruta:quarteadas, sem casca e sem sementes em forma de polpas homogeneizadas.

Pêssego
Espécie: Xtripá
Origem da espécie: Rio Grande do Sul
Espécie: Coral e Diamante
Origem das espécies: Guaripá
Quantidade: 10 frutas de cada lote
Forma de apresentação da fruta: quarteadas, com casca em forma de polpa homogeneizada.

Extração e Saponificação

Técnica de Extração:

A extração é uma técnica parapurificação e separação de sólidos.

Baseia-se no fato de que a solubilidade dos sólidos varia em função do solvente.
A técnica é igualmente aplicável a materiais no nível de traço e também a grandes quantidades de material.
A extração com solventes é uma técnica relativamente moderna, usada para obter maior rendimento ou produtos que não podem ser obtidos por nenhum outro processo.As plantas são imersas no solvente adequado, acetona ou qualquer outro derivado do petróleo e a separação realiza-se quimicamente, pela destilação em temperaturas especiais que causam somente a condensação do óleo e não dos solventes. Neste caso, os óleos obtidos geralmente não são usados em aromaterapia.
A extração com solventes consiste, portanto, basicamente na transferência de íons, específicos, de umasolução pouco concentrada para outra, mais concentrada, por meio de um fenômeno de um soluto de distribuir entre dois solventes imiscíveis, em contato.

Técnica de Saponificação

Saponificação é basicamente a interação que ocorre entre um ácido graxo existente em óleos ou gorduras com uma base forte após o aquecimento.
O sabão é um sal de ácido carboxílico de cadeia longa carbônica em sua...
tracking img