Carona solidaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA

Estudo sobre a Implantação de Pontos de Carona Solidária no Campus Jardim Botânico da UFPR

APRESENTAÇÃO

O estudo será composto de: proposta do grupo; análise da localidade, com fins de observar o uso do estacionamento; pesquisa com alunos que estudam no campus, com fins de saber o que eles pensam sobre a idéiaproposta; análise pelo viés da sustentabilidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04
LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO ABORDADA 05
PESQUISA COM OS ESTUDANTES DO CAMPUS 06
RESULTADOS DA PESQUISA 09
ESTUDO ESTRUTURAL 17
CRÉDITOS DE CARBONO 18
ARGUMENTO 22
CONCLUSÃO 23

INTRODUÇÃO

Os estacionamentos do Campus Jardim Botânico já não são maissuficientes para acomodar todos os carros dos alunos. Algumas pessoas apontam que a solução está no uso do transporte coletivo, ou de bicicletas. Mas, para alguns estudantes que moram ou trabalham longe da Universidade, ou temem pela segurança de seus pertences pessoais, o carro torna-se uma necessidade. Nós propomos que as pessoas continuem a usar carros, mas levando mais passageiros. Estudar aviabilidade de Pontos de Carona Solidária no Campus Botânico, e da criação e implantação de um sistema de cadastro de Motoristas Solidários. A proposta visa a reduzir o número de automóveis na Universidade, melhorando o trânsito nos arredores em horário de pico, poluindo menos a cidade e incentivando uma ação prática e aplicada de sustentabilidade. Entrevistas com estudantes do Campus, responsáveis pelaadministração dos setores e aplicação de questionários, serão uma forma de quantificar as informações desse estudo.

LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO ABORDADA

O Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná está situado à Av. Pref. Lothário Meissner, 632. Ele compreende os cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Florestal, Engenharia IndustrialMadeireira, Farmácia, Gestão da Informação, Nutrição, Odontologia.

PESQUISA COM OS ALUNOS DO CAMPUS

Utilizou-se da ferramenta Google Docs para elaborar um formulário, e este foi compartilhado com os estudantes usando a mídia social possibilitada pelo Facebook. O formulário foi redigido de forma dinâmica e informal, para atrair a atenção dos estudantes.

Dependendo de suas respostas, o formulárioredirecionava para duas páginas distintas: a de Motoristas, e a de Caroneiros.

Por fim, todos encerravam a pesquisa na mesma página, que discorria acerca da idéia em si, sem segregar as pessoas entre Motoristas e Caroneiros.

RESULTADOS DA PESQUISA

A pesquisa foi respondida por 66 estudantes de três cursos do Campus Botânico. Abaixo, os gráficos e interpretações dos resultados.Interpretação do gráfico.

Interpretação do gráfico.

Interpretação do gráfico.

CARONEIROS

Interpretação dos resultados.

Interpretação dos resultados.

Interpretação dos resultados.

Interpretação dos Resultados.

Interpretação dos resultados.

Interpretaçao dos resultados.

MOTORISTAS

Interpretação dos resultados.

Interpretação dos resultados.

Interpretação dos resultados.Interpretação dos resultados.

Interpretação dos resultados.

Interpretação dos resultados.

A maioria dos nossos estudantes vem sozinha no carro, o que causa uma superlotação de veículos no estacionamento. Para melhorar, ainda temos alguns exemplos de colegas que estacionam em vagas destinadas a idosos e/ou a deficientes físicos, como se pudessem passar por cima dos outros e se dar melhor.Outro ponto também levantado pelos que responderam a pesquisa, é que no horário de maior movimento ( antes do início das aulas), o transito fica impossível e o acesso ao campus fica quase que inviável, o que causa stress e nervosismo aos motoristas ao volante. Em terceiro lugar, foi lembrado também que se diminuirmos o número de veículos que chegam ao campus do Jardim Botânico, o meio ambiente...
tracking img