Caro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Leitura e Produção Textual
Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.




img297.imageshack.us/img297/599/amancionn0.jpg
maryvillano.blogspot.com/.../charge-do-dia.html

1. Nas diversas linguagens de nossa língua temos formas verbais e não verbais de se expressar. A charge acima representa mais explicitamente um exemplo da forma não verbal. Sendo assim,efetue duas leituras da representação das imagens apresentadas na charge. Procure analisar os detalhes expostos para fazer uma leitura o mais crítica possível, observando, inclusive, o que há por trás desses textos não verbais. (2,0 pontos)
R. Um ponto óbvio é que a escola pública não tem estrutura nenhuma, não só falando em didática e sim falando também em investimentos na educação, boas salasde aula e materiais de estudos.
Segundo ponto notado é que em razão da falta de estrutura acima podemos compreender através da lâmpada moderna e acesa do menino da escola particular que ele tem ótimas idéias e conhecimentos, diferente do menino da escola pública que tem uma lamparina e ainda por cima apagada, representando obviamente que ele não consegue formular pensamentos por que lhe faltaconhecimento.
Ainda também expressa algo que vem da história do Brasil, onde a maioria dos menos favorecidos são os de raça negra, devido a formação dos quilombos na época da escravidão e que viraram posteriormente favelas após a lei para libertar os negros, pois não se pensaram em empregar os mesmos, fora todo o preconceito que sofriam e ainda sofrem por muitos, lhe faltando boasoportunidades ou recebendo salários menores.


2. Leia o texto que segue e resolva os dois questionamentos propostos.

As dificuldades nos grandes centros

Moradores dos grandes centros urbanos, como São Paulo, sofrem com os problemas diários como: trânsito caótico, grande número de assaltos e alto índice de poluição.
Embora existam maneiras de contornar as dificuldades causadas pelo trânsito, nãohá ainda uma pré-disposição por parte dos órgãos responsáveis e da população em geral na melhoria deste. Por isso, à medida que o tempo passa torna-se mais difícil trafegar pelas ruas e avenidas dessas grandes cidades.
Entretanto, são nas cidades grandes que ocorrem muitos assaltos diários, pois são nelas que encontramos um alto nível de desemprego e uma miséria devastadora, que muitas vezes levao indivíduo a perda de valores e princípios...
Sendo assim, entendemos que as pessoas que vivem em cidades como São Paulo têm um número maior de obstáculos diários a serem superados. Por isso, não podemos ser levados a crer que estes não possam ser vencidos, pois sabemos que a humanidade possui um potencial incalculável capaz de transformar este mundo e torná-lo surpreendentemente muito melhor.a) Explique o porquê do uso de embora no segundo parágrafo. Em seguida, identifique as ideias que estão sendo relacionadas por este conector. (2,0 pontos)
R. Porque a oração "existem maneiras de contornar as dificuldades causadas pelo trânsito" é uma oração do tipo subordinada concessiva.
Ou seja, de que os moradores sofrem com um problema de trânsito que apesar de sério tem solução! Masinfelizmente solução esta ignorada por todos os envolvidos neste problema, um não impede o outro.

b) No texto acima, há dois elementos coesivos empregados de forma inadequada. Diga quais são eles e explique o porquê de não estarem corretos. (2,0 pontos)
R. São: “entretanto”, no terceiro parágrafo e “por isso” no quarto parágrafo.
R. “Entretanto” deve ser usado para adversidade e o autor continuaexpressando sobre os problemas da cidade de um trecho para o outro, não dando sentido ao “entretanto”.

R. “Por isso” deve ser usado para causa/conseqüência e isso não ocorre no trecho.

O texto abaixo fornece informações para responder à questão 3, leia-o atentamente.
PRAZER.
Essa é a palavra sobre a qual construímos uma empresa. Independente e compromissada com apenas uma pessoa, o...
tracking img