Carnaval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carnaval de Salvador 
O carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões saem as ruas nos seis dias de festa, marcada por muita alegria. Ocarnaval ocorre nas ruas da cidade, ocupando uma área urbana de cerca de 25 quilômetros. É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos,manifestações artísticas e ritmos musicais.
O carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). Hátambém o desfile dos blocos afros e afoxés. A animação conta também com a participação de blocos de trio, de samba, alternativos, de índios e infantis. A axé music também se faz presente egarante a animação em todos os dias da festa.
Afoxé
O afoxé é um folguedo típico do estado da Bahia. Dança-cortejo ligada ao candomblé, acontece geralmente na época do carnaval.Resgata os principais aspectos rítmicos, linguísticos e religiosos da cultura africana.
Blocos Afro
Grupo carnavalesco que resgata nas vestimentas, instrumentos musicais e sonoridade osprincipais aspectos da herança cultural africana. O Ilê Aiyê é um dos blocos afros mais populares de Salvador.
Trio Elétrico
Estrutura musical (sonorização, palco) montada em cima degrandes caminhões. Criação típica do carnaval baiano, anima a festa popular com a participação de músicos de axé. Os trios percorrem as ruas de Salvador arrastando com muita animaçãomilhões de foliões. O trio elétrico mais popular do carnaval de Salvador é o Chiquete com Banana.
Axé music
Este gênero musical surgiu da união entre o afoxé, maracatu, forró e frevo. É umritmo tipicamente baiano muito presente na época do Carnaval. O axé espalhou-se pelo Brasil com o sucesso musical de cantoras como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.
tracking img