Carmem miranda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carmem Miranda – No cinema e a Ideologia Dominante



Introdução:



O Cinema

A sétima arte nasce na Europa com o Cinematógrafo dos irmãos franceses Clóvis e Auguste Lumiére, este químico e o outro físico, em uma época em que, além das mudanças econômicas, políticas e sociais, o entretenimento tornaram-se aspectos presentes no cotidiano das novas classes que surgiam no mundo europeu.Antes deles muitos outros inventores já haviam dado passos importantes para que as imagens “criassem vidas”, mas nenhum deles tiraram dos irmãos Lumiére o título de “criadores do cinema”.

A primeira sessão pública do cinema realizada pelos irmãos Lumiére, aconteceu no dia 28 de dezembro de 1895, no subsolo do grand café, em Paris. Passados sete meses dessa apresentação, o cinematógrafo dosirmãos Lumiére, atravessou o atlântico desembarcando na capital brasileira, Rio de Janeiro. Expandindo-se rapidamente, já em 1910 novos cinemas foram inaugurados no Rio de Janeiro, como o Ideal na Rua da Carioca, o Soberano no Largo da Carioca, o São Cristovão e o Odeon. Um mercado promissor que atrai os capitalistas americanos que em 1911 chegam ao Brasil no intuito de produzir e exibir filmes dosEUA.

Nesse contexto, o cinema americano de pouco a pouco assume a hegemonia, unindo aos seus títulos, anúncios na imprensa, matérias pagas e publicações específicas, um sistema eficiente na disputa do mercado de entretenimento urbano. No que a burguesia do Rio de Janeiro, compreendendo-se como classe transformadora dentro dos padrões da época, se encanta e se diverte com os enredos epersonagens norte americano que passa a influenciar de maneira considerável toda a sociedade carioca.

Entretanto, ao iniciar-se a era do cinema falado, nos anos 30, Já então, o pioneiro cinema nacional com o seu 1º estúdio instalado no Rio de Janeiro chamado de Cinédia, concorre com o forte esquema de distribuição norte americano, em que destacam-se as “Chanchadas” (comédias musicais com popularescantores do rádio e atrizes do teatro de revista) .Filmes como “Alô, Alô Brasil” (1935) e “Alô, Alô Carnaval” (1936), que caem no gosto popular e revelam mitos do cinema brasileiro, como a cantora Carmem Miranda (símbolo da brejeirice brasileira que, curiosamente, nasceu em Portugal).



Desenvolvimento:



NASCE UMA ESTRELA

Sua carreira artística transcorreu no Brasil e nos EstadosUnidos entre as décadas de 1930 e 1950. Podemos apontar que Carmem Miranda, embora não fosse brasileira de nascimento, transformou-se em grande símbolo de brasilidade. Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Portugal- (província de Beira-Alta), 09 de fevereiro de 1909. Logo após seu nascimento chegou ao Brasil em setembro do mesmo ano com a família vinda de Portugal após um crime político da época,o assassinato do rei de Portugal. Carmem foi a 1ª artista a ser contratada por uma emissora de rádio no Brasil que recebeu um cachê e foi neste momento que passou a receber uma série de apelidos, dentre eles, um que ficou imortalizado: a pequena notável. Apresentava-se com grande desenvoltura, tinha uma preocupação própria com sua vestimenta e com a representação de sua imagem. Tal preocupaçãose revela no cuidado com a apresentação da indumentária e das personagens, o que acaba por levá-la ao mundo do cinema e em 1933 participa de um semi-documentário, A Voz do Carnaval, um musical preto e branco que estreou no Cine Odeon.

Doravante, a “ POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA” vem ao encontro de um

Brasil, a partir de 1930, considerando que Vargas assume o poder e implanta o Estado Novoque sofre intensa mobilização política e social, vivia-se um momento de intensa renegociação da identidade nacional, que tinha como agentes o Estado e diversos grupos sociais. Surgindo no Brasil no final da década de 1930 as primeiras escolas de Serviço Social. Externamente, a política brasileira neste período fundamentava-se em questões econômicas relativas ao comercio exterior, onde havia...
tracking img