Carlota joaquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL ÂNGELO MÔNACO
CIÊNCIAS
ISETE TONELLO
7ª SÉRIE_ENSINO FUNDAMENTAL

NICOTINA

FAGUNDES VARELA, 02 DE AGOSTO DE 2012
SHIRLEI PERONDI RIGO E
PAOLA RONCATO DE CARLIINTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo retratar características, efeitos e conseqüência da nicotina.
Muitos fumantes acreditam que o cigarro ajuda a relaxar, mas, o que de fatoacontece, é que a nicotina torna o movimento dos músculos mais lentos.
Dentre seus inúmeros malefícios, esta substância diminui a atividade do sistema nervoso autônomo (que controla funções comoa respiração, circulação do sangue, controle de temperatura, digestão e o equilíbrio das funções de todo o corpo).

NICOTINA

Nicotina é o nome de uma substância alcalóide básica, líquida e de cor amarela,que constitui o princípio ativo do  tabaco.

Efeitos: Em pequenas quantidades, estimula estes, o que causa uma libertação de adrenalina e emoção. Em grandes quantidades, bloqueia-os, sendo esta acausa da sua toxicidade e eficácia como inseticida.
O seu efeito, quando consumida como tabaco, manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadasprofundas, tem efeito tranqüilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência.
Conseqüências: em doses excessivas, éextremamente tóxica: provoca náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte.
Dados estatísticos indicam que há uma clara correlação entre o número de cigarros fumados diariamente e orisco de morte por câncer no pulmão e doenças cardiovasculares.
"...mais pessoas morrem todos os dias por doenças relacionadas ao fumo do que por AIDS, álcool, acidentes de carro, incêndios, drogas,assassinatos e suicídios juntos." 
As pessoas assumem, conscientemente, o risco real de contrair inúmeros males, tanto pelo efeito de dependência criado pelo tabaco como por vontade própria....
tracking img