Carlota joaquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| Identidade e Socialização | |

É no 1º ano que os vínculos e as relações entre as crianças tendem a se consolidar. As preferências entre elas são claras e a ação da professora está em explicitar que as parcerias podem e devem se modificar, dependendo do objetivo que se quer alcançar. Assim, busca-se quebrar fixações ou dependências, construindo relações que considerem o tipo de tarefa a serrealizada: uma dupla pode ser produtiva para realizar atividades plásticas mas não funcionar bem nas de escrita de texto, por exemplo.
As crianças já permanecem no espaço escolar, na maioria dos casos, observando as regras de boa convivência e interatuando de forma organizada com menor auxílio do adulto. Transitam pelo espaço da escola com desenvoltura e consideram as opiniões ou ideias daprofessora muito importantes.
Mais confiantes em suas capacidades para aprender, começam a ter os primeiros contatos com as condutas requeridas a um estudante: organização, empenho, cuidado com o seu material, atenção às orientações da professora, estratégias de resolução e verificação. |
Corpo e Movimento | |

As habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade são trabalhadas emjogos coletivos e esportivos, em especial o queimado, o futebol e o basquete. Nos jogos, o aprimoramento motor das crianças acontece mediado pela necessidade do cumprimento de determinadas regras que exigem competências distintas. Vivências sociais e afetivas, como competir, ganhar e perder, são também experimentadas nestas atividades.
Espera-se que as crianças ampliem a orientação espacial,reconhecendo as diferentes dimensões do espaço: altura, largura e profundidade. Objetiva-se, também que progressivamente definam a dominância lateral, isto é, a preferência pelo uso de um dos lados do corpo.
Nesta fase, as crianças adquirem maior precisão dos gestos instrumentais, cada vez mais ajustados aos objetos: uso do garfo e da faca nas refeições; manuseio seguro de lápis, pincéis e canetas;domínio crescente do traçado da escrita com pressão e preensão adequadas no uso do lápis. |

Artes Plásticas | |

As vivências com artes plásticas estão à serviço da criatividade das crianças e devem dar suporte para que aprimorem suas capacidades de representação e expressão. Os alunos são convidados a apreciar a produção artística - desenhos, pinturas, esculturas, colagens, ilustrações -nacional e internacional e a observar alguns elementos constituintes da linguagem visual como: forma, cor, volume, luz, texturas.
Há uma ênfase nos projetos artísticos que envolvem espaços tridimensionais, como esculturas e instalações, em que são manuseados diferentes tipos de materiais (massa, argila, sucata), suportes (chão, madeira, isopor, caixas, ambientes) e instrumentos (mãos, palitos,tesoura, pincéis).
O desenho e a pintura continuam a ser utilizados como ferramentas para registrar vivências e conhecimentos construídos.
Espera-se que, ao longo do ano, as crianças sejam capazes de selecionar os materiais mais adequados às suas produções e se aperfeiçoem no uso de elementos visuais, suportes e instrumentos. Objetiva-se, ainda, que ampliem o conhecimento sobre história da arte,identificando acontecimentos e curiosidades que marcaram a vida e a época dos artistas selecionados para o período. |

Artes Musicais | |

A participação, pelo segundo ano consecutivo, nas oficinas de canto coral traz ganhos consideráveis para as crianças no que diz respeito às suas capacidades vocais individuais e do grupo. Cantam de memória um vasto repertório de canções e, em consequência,vêm ampliando as informações referentes a desenhos melódicos e rítmicos. Gradativamente, ao cantar, passam a perceber a necessidade de fazer ajustes na produção de melodia, ritmo e afinação.
Além de cantar, as crianças têm interesse, também, em tocar pequenas linhas melódicas nos instrumentos musicais, buscando entender sua construção.
No que diz respeito à apreciação musical, as crianças...
tracking img