Carlosdnero

693 palavras 3 páginas
Teoria “X” e “Y” de McGregor
Introdução
As teorias x e y foram pensamentos que teorizaram a relação entre colaboradores e o comportamento destes e uma empresa. Estes pensamentos são opostos entre si e foram idealizados em seu livro The human side of Entrerprise (Aspectos Humanos da Empresa, somente publicado em português pela Livraria Clássica Editora, de Portugal). É uma das teorias mais conhecidas na área de recursos humanos.
Teoria X
É conhecida também como “Hipótese da mediocridade das massas”. Diz esta teoria que as pessoas não gostam de trabalhar e que entendem o trabalho como um mal necessário para se ganhar dinheiro.
Com esta teoria, a administração entende que as pessoas tem preguiça de trabalhar e sempre que podem evitam. Com isto, a administração deve desenvolver um sistema abrangente de controle e acreditando que os trabalhadores devem ser supervisionados de perto. Além da supervisão e do sistema de controle em cada nível, há o uso de artifícios como elogios, punição e coação. De acordo com esta teoria, os empregados tem pouca ambição, evitam assumir responsabilidades e tomar decisões. Desta forma os gerentes/gestores desta teoria, dependem fortemente de ameaças, um sistema punitivo e supervisão restritiva para fazer que a empresa atinja seus objetivos. Os gerentes desta teoria tendem a acreditar que único propósito da pessoa trabalhar é o dinheiro e sempre que algo dá errado, o gerente direciona a culpa em algum(s) funcionário(s), sem antes de analisar se o problema surgiu por causa do sistema, a falta de treinamento oferecido pela empresa ou a política da empresa. Acredita também que eles preferem evitar responsabilidades e que é serviço do gerente estruturar trabalhar e motivar equipe ou o trabalhador.
Característica da teoria “X”:
1. O indivíduo é preguiçoso por natureza;
2. Falta-lhe ambição;
3. O ser humano é egocêntrico;
4. Sua dependência torna a pessoa incapaz de desenvolver autocontrole e autodisciplina;
5. Resistente a mudanças;

Relacionados

Outros Trabalhos Populares