Carlos magno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Castelo Branco
Departamento de História

Lais Clara de Mello Rocha
2012230511

Trabalho Apresentado na
Disciplina de : História Medieval
Professor: Almir Marques

Rio deJaneiro, abril de 2013

FAVIER,Jean.Carlos Magno, São Paulo: Estação Liberdade,2004. páginas. 393 - 465 capítulos 16 e 17.

Jean Favier (nascido em 1932) é um historiador francês especialista emhistória medieval 1975-1994 atuou como diretor do Arquivo Nacional Francês 1994-1997 e foi presidente da Biblioteca Nacional da França.
Nessa monumental e bem-documentada biografia, o historiadormedievalista escreve sobre fatos e lendas que envolvem o personagem Carlos Magno, o rei franco que foi coroado imperador romano no dia 25 de dezembro do ano 800 pelo papa Leão III.
No capítulo XVI, o autormostra com Carlos Magno aumentou a glória do seu reino ganhando a boa vontade de muitos reis e nações. Certamente foi tão próxima a aliança do contrato com Afonso, rei da Galícia e das Astúrias que, maistarde, quando mandava cartas ou embaixadores a Carlos, invariavelmente preparava pessoalmente seus homens. Sua generosidade também conquistou os reis da Escócia, já que eles tinham consideração aosseus desejos, pois nunca lhe deram outro título a não ser o de lorde e a eles mesmos de subalternos ou escravos: existem cartas deles nas quais esses sentimentos a seu respeito são expressos.
Suasrelações com Aaron, rei dos persas que governou por quase todo o Oriente, exceto a Índia, eram tão amigáveis que esse príncipe preferia mais seu auxílio que todos os reis e soberanos da Terra, econsiderava uma dívida para ele os sinais de honra e munificência. Assim, quando os embaixadores mandados por Carlos para visitar o mais sagrado Sepulcro e lugar de ressurreição de Nosso Senhor e Salvador seapresentaram com presentes e fizeram conhecidos os desejos de seu mestre, ele não só concedeu o que lhe pediam como deu posse daquele lugar abençoado e santo. Quando retornaram, ele despachou seus...
tracking img