Carlos magno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO
Assumindo o poder efetivo do reino franco em 771, com a morte de seu irmão Carlomano, Carlos Magno logo se lançou à continuação da obra expansionista empreendida por seus antecessores, a “dilatatio regni” ou ampliação do reino franco.
Essa expansão se fazia necessária para resguardar e aumentar o poder da nova dinastia, pois o núcleo dos territórios francos, aAustrásia e a Nêustria, achava-se rodeado de povos hostis, como os frisões e saxões, e áreas mal dominadas, como a Baviera, Borgonha e Aquitânia, controladas por dinastias locais bastante independentes. O aumento da fortuna pessoal do rei, com a conquista de terras e tesouros, necessários para garantir a fidelidade dos nobres, também foi um fator importante da expansão.
CARACTERISTICAS:
* Ocupava aregião central da Europa.
* Política voltada para o expansionismo militar.
* É considerado o rei mais importante dos francos.
* Avanços significativos nas áreas de: EDUCAÇÃO, CULTURA, ADMINISTRAÇÃO.
* As operações tinham um caráter periódico, iniciando-se anualmente na primavera, quando era feita a convocação e se reuniam as tropas numa assembleia geral denominada “campo demaio”. Essas operações se prolongavam pelo verão e outono, cessando com a chegada do inverno.
A expansão franca se orientou para três direções principais: para o sul, na Itália, onde interviu a favor do papado, conquistando a Lombardia e tomando a coroa de ferro dos
reis lombardos; para sudoeste, na Aquitânia, finalmente integrada ao reino franco, e na Espanha, onde a intervenção carolíngiaconsistiu na conquista da Catalunha e de Navarra, constituindo uma marca da Espanha, formando um território fortificado destinado a proteger o sul da Gália; e para leste e sudeste, onde Carlos Magno se empenhou na submissão e cristianização, especialmente violenta, dos germanos pagãos, como os saxões; em subjugar a casa ducal da Baviera e lutar contra os ávaros, turbulento povo asiático instalado nomédio Danúbio.
Os títulos imperiais eram sempre expresso em termos humanos e não territoriais. (Rei dos Lombardios e não da Lombardia).
Carlos Magno foi ungido pelo papa na basílica de S. Pedro: “A Carlos Augusto, poderoso e pacífico imperador dos romanos, coroado por Deus, vida longa e vitória.”
Tudo indica que essa cena do papa cingindo Magno, seria uma cerimônia preparada, pois, o papa LeãoIII estava em uma situação delicada, sendo agredido e acusado então foi forçado a pedir ajuda ao Rei dos Francos.
Este atendeu prontamente ao apelo, mas resolveu arbitrar a questão, assumindo o papel de juiz do chefe supremo da Cristandade.
Hoje ninguém mais toma ao pé da letra a declaração de seu biografo, Einhard.As expressões usadas soam como algo previamente ensaiado, e devemos tambémlevar em conta as negociações anteriores em Paderborn, onde o papa fora em busca de auxilio.
Qual o significado desse titulo? A resposta é “de nada”, o titulo não valia para a parte ocidental do Império Romano, e sua concessão era insuficiente para recria - lá,contrariando as afirmações feitas nesse sentido por alguns autores medievais.O império Carolíngio era diferente do velho Império Romano,doqual ocupava apenas determinadas partes, e nem Leão III nem Carlos Magno tiveram intenção de restaurá-lo.
Carlos Magno parece ter considerado o Império como uma honraria pessoal, já Luis seu filho acrescentou-lhe um sentido territorial. Fez dele o Império Cristão, do qual o governante pela graça de Deus era ele.
1)Estímulo primeira manifestação cultural no Ocidente Medieval
de Carlos Magno e deum grupo de intelectuais na busca do saber, aliado a cultura romana ainda sobrevivente, adequada a época.
- Preparação do povo de Deus
- Preparação do clero
- Busca de instrutores em centros avançados na Itália, Inglaterra e Espanha
- Uso da Bíblia e autores clássicos
- Reprodução de livros através dos monges.
*Abertura de escolas:
- Aprender a ler e escrever
- Escolas localizadas em...
tracking img