Carlos drummond de andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902.
De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas noColégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental".


Carlos Drummond de Andrade
A cidade mineira de Itabira viu nascer, em 1902, um dos mais expressivos poetas delíngua portuguesa do século XX: Carlos Drummond de Andrade. Poeta que pertenceu à segunda geração do modernismo brasileiro, movimento cultural que subverteu os rigores formais da escrita.

Seuprimeiro livro, “Alguma Poesia”, publicado em 1930, foi considerado marco inaugural dessa corrente literária, que agregou mais objetividade e concretude aos versos livres e sem métrica da poesia modernista,além de uma ligação maior a questões existenciais.

Formado em Farmácia por influência da família, Drummond, ainda jovem, começou a trabalhar como redator nos jornais “Estado de Minas” e “Diário daTarde”.

Mantinha contato com os modernistas de São Paulo e foi na “Revista de Antropofagia” que publicou um de seus poemas mais conhecidos, “No Meio do Caminho”, considerado revolucionário atéhoje.

Em 1931 ingressa no funcionalismo público e segue a carreira até a aposentadoria. Em 1934 se transfere para o Rio de Janeiro, onde chefiaria o gabinete do ministro de Educação e Saúde, GustavoCapanema. No Rio, colabora como jornalista para vários periódicos, principalmente o “Correio da Manhã”.

A poesia de Drummond transita entre elementos mais cotidianos, sociais e políticos e abstratos,todos filtrados e trabalhados por um eu lírico refinado. Forte criador de imagens, o autor constrói dosando lirismo e humor.

Ao falecer, em 1987, aos 84 anos, ele já havia destacado seu nome naliteratura mundial. Deixou uma vasta obra, que inclui três dezenas de livros de poesia e quase 20 livros de prosa, em especial crônicas.


De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de...
tracking img