Carlos drummond de andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIOESTE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DOPENSAMENTO CONTÁBIL
.

CHARLISE BROCCO MARIA
EVERTON VILQUES
LAÍS CAROLINI KRUDYCZ
LETÍCIA GAIOTTI
MICHELI KARINE
PRISCILA ALVES

PERIODO DA LITERATURA

FOZ DO IGUAÇU – PR
2012
História modernaou da literatura contábil

Foi o tempo compreendido que vai de 1494 a 1840, esse período foi marcado por uma forte produção literária, através da difusão de livros e livretes proporcionados peloadvento da imprensa, aperfeiçoada pelas máquinas criadas Johannes Gutenberg. Estes avanços tecnológicos na maneira de se fazer publicações permitiu que surgissem os primeiros grandes trabalhos daliteratura contábil.
Neste momento da história da evolução do pensamento contábil, as principais obras de Contabilidade eram encontradas em livros matemáticos. Com a evolução da própria sociedade e, emespecial, da economia, a Contabilidade passou a se desenvolver e, conseqüentemente, a se desvencilhar da matemática, se estabelecendo como disciplina autônoma e dando um grande passo rumo ao seuestabelecimento como Ciência, passando então ao que se denomina de Período Pré-Científico.
Devem ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período:
em 1453, os turcos tomam Constantinopla, oque fez com que grandes sábios bizantinos emigrassem, principalmente para Itália;
em 1492, é descoberta a América e, em 1500, o Brasil, o que representava um enorme potencial de riquezas para algunspaíses europeus;
em 1517, ocorreu a reforma religiosa; os protestantes, perseguidos na Europa, emigram para as Américas, onde se radicaram e iniciaram nova vida.
A Contabilidade tornou-se umanecessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciantes italianos do séc....
tracking img