Carlos De Jesus Fernandes Planeamento E Mercado O Liberalismo No Centro De Um Equ Voco

4027 palavras 17 páginas
Planeamento e Mercado
O Liberalismo no Centro de um Equívoco
Carlos de Jesus Fernandes Março de 2004 “O Homem de Estado que se propusesse dirigir o modo como as entidades privadas hão­de empregar os seus capitais, não só se sobrecarregaria com uma tarefa extremamente inútil, como assumiria uma autoridade que nenhum organismo parlamentar ou colegial poderia aceitar e que em algumas condições seria tão perigosa como entregue a um homem que tivesse tido a loucura e a presunção de se julgar capaz de a exercer.“
Adam Smith1 “Nos ensaios recolhidos em Planning for Freedom (...) Mises propõe­se dar à expressão planificação para a liberdade não o significado de planificação sócio­económica que tenta como objectivo a liberdade e a igualdade substancial, mas o de planificação como eliminação dos impedimentos à liberdade individual vista como promotora do bem­estar económico (...)”
2
Raimondo Cubeddu “Longe de defender um tal “Estado mínimo”, parece­nos fora de dúvida que numa sociedade evoluída o governo deve servir­se do seu poder fiscal para assegurar um certo número de serviços que, por diversas razões, não podem ser fornecidos, pelo menos adequadamente, pelo mercado.”
3
Friedrich A. Hayek
1

Adam Smith (1723­1790), nasceu em Kirkcaldy, na Escócia. Estudou na Universidade de Glasgow, onde foi aluno de Francis Hutcheson, de 1737 a 1740. Passou os dois anos seguintes em Kirkcaldy. De 1748 a
1751 pronunciou conferências na Universidade de Edimburgo sobre Retórica, Literatura e Jurisprudência.
Em 1751 foi nomeado professor catedrático de Lógica na Universidade de Glasgow, para mais tarde, no mesmo ano, ocupar a cátedra de Filosofia Moral. Um dos seus amigos era o filósofo David Hume. O seu primeiro livro,
Teoria dos Sentimentos Morais
, foi publicado em 1759. De 1764 a

Relacionados