Carl rogers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIP

JUCELIANE DOS SANTOS

Trabalho de Psicologia

Rio de Janeiro
2011

JUCELIANE DOS SANTOS

Psicologia

Profª: Caroline

UNIP – 1º Pedagogia
Rio de Janeiro 23/05/2011

Introdução

No decorrer desta pesquisa nós virmos o quanto é importante estudar a teoria de Carl Rogers, veremos aspectos fundamentais no pensamento de qualquer grande cientista, asaber, o método, as influencia de outros pensadores no pensamento deste cientista e o conceito de ciência.
Sua teoria faz com que nos refletem sobre as mudanças necessárias e que devem ser buscadas, tanto interna quanto externa. Carl Rogers marcou não só a Psicologia Clínica, como também, a Psicoterapia, Administração em diversos meios.
Existem várias teorias que desenvolvem a aprendizagem pormeio da valorização da pessoa, e a teoria de Rogers inspirou muitas escolas colocarem essas teorias democráticas em prática por ser importante no meio da educação. Veremos que este cientista humanista foi honrado por muitos psicólogos pelo seu trabalho científico. Veremos também o quanto Rogers lutou pelas suas pesquisas cientifico.

Biografia de Carl Rogers

Carl Rogers foi um psicólogoamericano, que atuou como psicoterapeuta por mais de 30 anos e trouxe grandes contribuições para a prática clínica e para a educação. No Brasil suas ideias tiveram difusão na década de 70, em confronto direto com as ideias do Comportamentalismo (Behaviorismo), que teve em Skinner um de seus principais representantes. Rogers é considerado um representante da psicologia humanista e da corrente humanista emeducação. Teve grande atuação política, especialmente na resolução de conflitos, a ponto do seu nome ter sido indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1987. Estudioso da linha da psicologia transpassa-a também reconhecem contribuições de Rogers, especialmente nos últimos anos de sua obra, quando ele passou a dedicar atenção à espiritualidade humana e a um estado especial de consciência que eleidentificou durante suas sessões como psicoterapeuta.
Um dos principais responsáveis embora quase nunca se fale nisso pelo acesso e reconhecimento dos psicólogos ao universo clínico, antes dominado pela psiquiatria médica e pela psicanálise que, nos EUA, era exercida exclusivamente por médicos até bem pouco tempo atrás. Sua postura enquanto terapeuta sempre esteve apoiada em sólidas pesquisas eobservações clínicas, podendo-se, sem sombra de dúvida, dizer que o campo de pesquisas objetivas voltadas para o referencial teórico da Abordagem Centrada na Pessoa é formado por um número considerável de trabalhos, indo mesmo além que o número de pesquisas feitas sobre muitas outras abordagens, incluindo a psicanálise. Nascido em Oaks Park, Illinois, EUA, em 8 de janeiro de 1902, Carl Rogers era o filho domeio de uma grande família protestante, onde os valores tradicionais e religiosos (quase fundamentalistas), juntamente com o incentivo ao trabalho duro eram amplamente cultivados. Aos doze anos, Rogers e sua família mudam-se para uma fazenda, onde, em terreno tão fértil e estimulante, passou a se interessar por agricultura e ciências naturais. Posteriormente, na universidade, Rogers se dedicaria,inicialmente, ao aprofundamento de seus estudos em ciências físicas e biológicas. Logo após graduar-se na Universidade de Wisconsin, em 1924, Rogers passou como era de se esperar diante das expectativas de sua família, a frequentar o Seminário Teológico Unido, em Nova York, onde, felizmente, recebeu uma liberal visão filosófica da religião. Transferindo-se para o Teachers College da ColumbiaUniversity, foi introduzido na psicologia. Nesta mesma universidade obteve seus títulos de Mestre, 1928, e Doutor, 1931.
Suas primeiras experiências clínicas, calcadas na tradição behaviorista e, ainda mais, psicanalista, foram feitas como interno do Instituto for Child Guinche, onde sentiu a forte ruptura entre o pensamento especulativo freudiano e o mecanicismo medidor e estatístico do...
tracking img