CARL RAMSON ROGERES – PERFIL DA TEORIA

1497 palavras 6 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC
ITABUNA, 28 DE NOVEMBRO DE 2012
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA FENOMENOLOGIA E DO HUMANISMO
DOCENTE: ADAILSON HENRIQUE MIRANDA DE OLIVEIRA
CURSO: PSICOLOGIA – FORMAÇÃO DE PSICOLOGA

CARL RAMSON ROGERES – PERFIL DA TEORIA

Nos Estados Unidos, em meados de 1926, onde o trabalho psicológico dentro das instituições era bastante intenso, Carl Ramson Rogers, psicólogo, estudando e praticando sessões de “Aconselhamento” experimenta formas de abordar seus clientes com significativa singularidade.
Inicialmente trazendo a ideia de aconselhamento não-diretivo, as ideais de Carl Rogers evoluíram com o passar dos anos para uma filosofia de vida, visão de mundo e de homem, chamada “Abordagem Centrada na Pessoa”, ou ACP.
As proposições da ACP estão baseadas no pressuposto básico de que o ser humano possui uma capacidade inata que lhe impulsiona para a frequente tentativa de progredir. Sendo assim, encontram-se dentro de si todos os mecanismos necessários para lidar consigo e com o outro.
Um clássico exemplo dessa tendência é o das batatas no porão. Ainda jovem, Carl Rogers observara as batatas que ficavam depositadas no porão nos meses de escassez. Ele percebera que, mesmo num lugar frio e úmido, com pouca luz e quase nenhuma condição de sobrevivência, as batatas brotavam, mesmo brancas e feias brotavam como se tivessem condições de tornar-se uma planta de verdade.
Ali estaria a vida lutando para viver, independente das condições. Mesmo que o processo fosse um pouco doentio, aquela batata ainda tentava viver, completamente voltava para uma réstia de luz que ainda podia ser encontrada. Para Rogers, essa força que impulsiona ao crescimento estaria presente, também, nos seres humanos e nos demais organismos de uma maneira geral. Era o conceito de "Tendência Atualizante" que surgiria posteriormente (Rogers, 1989).
Contudo, para Rogers, o homem não é, por isso, sempre “bom”. A teoria da personalidade por ele proposta deposita

Relacionados